MENORES seriam os mesmos de danos anteriores no parque e na Estação
Dois adolescentes, de 13 e 15 anos, foram flagrados na noite da última segunda-feira, 9, praticando atos de vandalismo no Parque Centenário. Em torno de 21 horas, o operador de videomonitoramento da Guarda Municipal flagrou os dois menores danificando placas. Os agentes abordaram e identificaram a dupla. Segundo a Prefeitura, com eles foram encontradas duas canetas de retroprojetor na cor preta, usadas para riscar as placas.
A Guarda Municipal conduziu os adolescentes até o Hospital Montenegro (HM Regional) para atestar que não houve violência na abordagem. Depois eles foram levados para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Feito o registro, a dupla foi entregue às famílias e responderá por seus atos com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
As câmeras têm ajudado a garantir a segurança no Centenário, onde também está a sede da Guarda Municipal (GM). “O Parque possui videomonitoramento 24 horas e a Guarda Municipal sempre agirá no sentido de combater o vandalismo e responsabilizar aqueles que danificam o patrimônio público”, alerta o chefe da GM, Airton Santos. Ele pede que a comunidade auxilie na preservação daquilo que pertence a todos, denunciando os vândalos. O parque está recebendo várias melhorias, como praça, brinquedos, flores e outras obras, mas lamentavelmente ocorrem os danos ao patrimônio público.
Conforme Airton, os menores infratores são os mesmos envolvidos em outros atos de vandalismo no Parque Centenário e na Estação da Cultura. Além de pichações, já ocorreu até de colocarem fogo em banco e vegetação da Estação da Cultura.
No caso do Centenário, mesmo com o novo cercamento e as câmeras, ainda está difícil garantir a segurança e impedir a entrada de vândalos durante a noite porque o parque está aberto e falta iluminação. De acordo com a Prefeitura, o parque está em obras e a iluminação faz parte desse processo, devendo ser melhorada em breve. Ainda será concluído o cercamento, inclusive junto ao pórtico da entrada, e a nova rede de energia elétrica.