Foto: reprodução internet

Uma pesquisa sobre redes sociais e fake news, feita pelas ouvidorias da Câmara e do Senado, com 2.400 cidadãos, de todos os estados brasileiros, mostra que de cada 10 pessoas, 8 já identificaram fake news nas redes sociais. 82% afirmaram verificar se uma informação é verdadeira antes de compartilhá-la.

Os resultados da pesquisa indicam que praticamente a metade dos brasileiros acha difícil identificar notícias falsas em redes sociais. Os veículos de comunicação como televisão e jornais possuem maior credibilidade do que as informações de redes sociais para a grande maioria dos cidadãos, porém brasileiros de menor escolaridade se dividem nessa percepção.

Nesta quinta-feira, 12, os resultados da pesquisa serão avaliados na audiência pública “A influência das mídias digitais sobre a sociedade brasileira”. Especialistas de regulação da internet no Brasil vão avalizar os riscos e os benefícios do uso das mídias digitais para a formação da opinião pública e o funcionamento da democracia. O evento será realizado na Câmara dos Deputados, das 9h às 12h, e pode ser acompanhado ao vivo pela internet, na página do projeto eDemocracia.

Deixe seu comentário