Em Montenegro, a Unisc já retomou as aulas e Uergs retorna na próxima segunda-feira ambas de forma remota. Foto: Reprodução istock

após recesso, em modelo remoto, presencial ou híbrido, a graduação está de volta

Acabaram as férias. As aulas foram retomadas em boa parte das universidades gaúchas nesta semana, mas ainda há aquelas que iniciam o semestre na próxima segunda-feira, 9. Com a chegada da pandemia, todas passaram por diversas alterações, inclusive com algumas instituições tendo atraso de semestres. Agora, aos poucos, vão retornando de maneira presencial ou híbrida e retomando os estudos na graduação.

Em Montenegro, o campus da Unisc não teve atrasos e já retornou às aulas, iniciando o semestre 2021/2. A coordenadora administrativa, Caroline Kothe, explica que a graduação está ocorrendo de maneira remota, com exceção de uma disciplina de Engenharia de Produção e duas de Psicologia. “Isso porque elas são práticas”, afirma. Ainda, o Técnico de Enfermagem também está sendo presencial. Para um possível retorno totalmente presencial, Caroline pontua que tudo depende de como se desenvolve a questão da pandemia.

Já a Uergs, também com campus no município, terá início do semestre 2021/2 na próxima segunda-feira, dia 9, também em formato majoritariamente remoto. Segundo Silvia da Silva Lopes, professora no curso de graduação em Dança, apenas estágios e formandos estão sendo liberados para aulas presenciais. “Ensino, pesquisa e extensão são realizados intensamente no formato remoto”, ressalta.

Confira as definições em algumas universidades:

Unisinos
Sem atrasos, iniciou o semestre 2021/2. A instituição oferecerá atividades híbridas em todos os cursos de graduação e pós-graduação. Com isso, parte das turmas estará em sala de aula e a outra parte assistirá de forma remota.

PUCRS
Também sem atrasos, a PUCRS retomou as aulas e iniciou o segundo semestre do ano, onde pelo menos 20% da carga horária de cada curso é presencial. Foram implementados dois modelos: um organizado em escalonamento e outro em formato de rodízio, com atividades teóricas on-line e práticas presenciais.

Ulbra
A Ulbra não teve atrasos e iniciou o segundo semestre de 2021. Não há previsão de retomada presencial das aulas teóricas. Algumas atividades práticas já estavam ocorrendo presencialmente no primeiro semestre, dependendo da análise dos cursos em relação às competências desenvolvidas nas disciplinas e aos recursos necessários.

UCS
A Universidade de Caxias do Sul (UCS) retomou as aulas do segundo semestre de 2021 de maneira presencial parcialmente, mantendo também o modelo presencial digital. Todas as aulas, mesmo as presenciais, serão transmitidas ao vivo e o aluno pode optar entre participar delas na UCS ou em ambiente virtual.

UFRGS
O Calendário Escolar para o Ano Acadêmico de 2021 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) continua profundamente afetado pela pandemia. Em atraso, agora está iniciando o primeiro semestre letivo. As atividades acadêmicas seguem em ensino remoto até manifestação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) sobre alteração nesse formato.

Deixe seu comentário