UNIVERSIDADE atende a região com cursos e assistência jurídica e psicológica
A presença da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em Montenegro há 15 anos representa um importante eixo de formação acadêmica e prestação de serviços para a cidade e a região. Com cerca de 300 alunos presenciais e uma quantidade ainda maior em cursos online, a instituição se consolidou como referência em ensino superior comunitário, impactando diretamente a vida dos moradores de Montenegro e de municípios vizinhos como São José do Sul, Maratá, Brochier, Pareci Novo, Salvador do Sul e São Pedro da Serra.
Mais do que a formação de profissionais, a Unisc oferece importantes serviços à população. O Gabinete de Assistência Judiciária (GAJ), criado em 2022, já acompanha mais de 500 processos, prestando atendimento jurídico gratuito para pessoas em situação de vulnerabilidade. Outro serviço de destaque é o Centro Integrado de Psicologia (CIP), que realiza atendimentos psicológicos com estudantes supervisionados, professores e profissionais contratados. Ambas as iniciativas são sustentadas pelos cursos com maior número de alunos matriculados: Direito e Psicologia.
Durante visita a Montenegro no dia 12 de maio, o reitor Rafael Frederico Henn e a vice-reitora, Andréia Rosane de Moura Valim, reafirmaram o papel da universidade como agente de transformação social e desenvolvimento regional. “Uma universidade comunitária não tem finalidade lucrativa. Todo recurso gerado é reinvestido em ensino, pesquisa, extensão, inovação e serviços nas regiões onde atua”, destacou o reitor. Henn também participou de reunião com o prefeito em exercício, Cristiano Braatz, e secretários municipais, reiterando o compromisso institucional com o município.
A vice-reitora, Andréia Valim, enfatizou os efeitos concretos da universidade na ampliação de oportunidades de trabalho e na elevação da renda de pessoas formadas. “Montenegro foi o último dos cinco campi instalados, e é importante ver que o campus está crescendo; e contribuindo para o crescimento do município”, afirmou.
A coordenadora local, professora Aline Daiana Rech, reforçou que há uma demanda constante da comunidade por novas formações. Atualmente, o campus oferece cursos nas áreas de Direito, Psicologia, Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção (formato híbrido) e Técnico em Enfermagem. A Unisc já iniciou estudos para avaliar quais novos cursos podem ser implementados com base nas necessidades da região.
Para celebrar os 15 anos de atuação no município, a universidade realizou um coquetel no dia 12 de maio, reunindo lideranças, alunos, professores e gestores. A inauguração do campus ocorreu no dia 5 de maio de 2010, data do aniversário de Montenegro. Para estreitar ainda mais os laços com a maior cidade do Vale do Caí, a Unisc projeta manter e ampliar sua integração com a comunidade local, com decisões futuras baseadas no diálogo com a população e na sustentabilidade dos projetos educacionais.
Unisc estuda novas ofertas de cursos para Montenegro
A Unisc está realizando um estudo para avaliar as necessidades locais e regionais de formação superior com o objetivo de projetar novas ofertas de cursos no campus Montenegro. De acordo com o reitor da instituição, professor Rafael Frederico Henn, embora o campus esteja com sua capacidade física atual praticamente esgotada, a universidade não enfrenta barreiras de investimento para expandir sua estrutura.
A prioridade, no entanto, é garantir que qualquer novo curso seja viável em longo prazo. “A maioria dos cursos tem duração de quatro anos ou mais. Ao pensar em um novo curso de graduação, precisamos projetar sua sustentabilidade para os próximos 5, 10 ou 15 anos”, afirmou.
Para que essa assertividade seja alcançada, a Unisc dará início a uma pesquisa no município, coordenada pela professora e vice-reitora Andréia Valim, a fim de identificar as áreas com maior demanda de formação.
Um dos focos será o setor químico, tendo em vista a presença do polo petroquímico e do polo da química na região. A universidade já conta com os cursos de Engenharia Química e Bacharelado em Química, e pretende analisar se outras ofertas podem atender às necessidades do setor produtivo local.
A estrutura atual do campus Montenegro inclui biblioteca, laboratórios de informática, sala de professores e laboratórios específicos para cursos como Psicologia, que exige ambientes adaptados para suas atividades práticas. “A estrutura física existente é bem utilizada e atende às exigências técnicas e tecnológicas definidas pelo Ministério da Educação”, explicou a vice-reitora.
A universidade também estuda a manutenção da oferta de cursos na área de gestão, como Ciências Contábeis e Administração, cuja procura diminuiu nos últimos processos seletivos. A decisão sobre a continuidade de oferta dependerá da resposta da comunidade à proposta de adesão dessas formações.
A vice-reitora enfatizou que todas as futuras decisões da Unisc Montenegro serão pautadas em diálogo com a comunidade e na análise criteriosa das possibilidades de expansão. “As escolhas precisam estar embasadas no desejo da população e na real adesão às ofertas que a universidade pode apresentar.”