Cursos de Direito e Psicologia terão vagas abertas para o segundo semestre

Número de vagas e datas para inscrição ainda não estão definidas

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) retorna com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no segundo semestre de 2019. A instituição não estava disponibilizando novos contratos desde 2017, quando o Fies ganhou novas regras. Atualmente, o fundo limita em 80% o percentual para o financiamento, e não mais 100%, como ocorria antes.

No momento, a Unisc possui 1.290 estudantes utilizando o Fies. De acordo com a coordenadora do campus em Montenegro, Caroline Kothe, ainda não se tem o número certo de vagas disponíveis e nem quando as inscrições estarão abertas. “A única coisa que temos confirmada é que o Fies voltará. E para quem estiver interessado, o nosso vestibular de Inverno ocorre no dia 15 de junho. As inscrições vão até o dia 9 do mesmo mês”, explica.

Os cursos que estarão disponíveis para quem se interessar pela adesão ao Fies no segundo semestre deste ano são Direito e Psicologia. Em dezembro, os demais cursos terão vagas. “Além das novas vagas disponibilizadas pelo Fies, quem vier de transferência e já aderir ao novo Fies será aceito na instituição”, comenta a coordenadora.

A Unisc segue também com o seu próprio crédito, o CrediUnisc, que financia até 50% do valor do curso. Além disso, está valendo também o ProUni, o Pra Valer, e a universidade está buscando a possibilidade de um crédito especial com o Banrisul.

Como funciona
– Para acessar o Fies, o aluno precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter alcançado 450 pontos e não ter zerado a redação. A renda familiar não pode ser maior do que três salários mínimos por pessoa – ou R$ 2.994,00 por integrante –, para aderir ao Fies com juro zero.
– O financiamento será de 80% do curso e não mais 100% do valor, como era no passado.
– Existirá uma segunda modalidade do Fies. Será o Pfies, destinado a alunos com renda per capita superior a R$ 2.994,00. Esta linha de crédito poderá ser operada pelos demais bancos privados com juros de 1,2% ao mês.
– Os alunos precisam fazer sua inscrição de acordo com os prazos. A pré-inscrição deve ser aberta em junho.

Deixe seu comentário