Uma nova ferramenta de pesquisa aos estudantes

Material traz dados como clima, relevo e a população do Rio Grande do Sul, tudo de forma interativa e dinâmica

As pesquisas nas aulas de Geografia nunca mais serão as mesmas. A partir de agora, alunos e professores têm nas mãos uma ferramenta atualizada e dinâmica que vai tornar a disciplina muito mais interessante. Neste mês, a Fundação de Economia e Estatística (FEE) lançou o Atlas Escolar digital.

O material reúne informações sobre o País e, principalmente, o Rio Grande do Sul, baseadas nos principais indicadores utilizados nas pesquisas da FEE.

O Atlas traz informações e muitas curiosidades sobre o nosso Estado, como população, clima, economia, saneamento e hidrografia. Tudo isso com uma apresentação gráfica didática e linguagem acessível para prender a atenção do público jovem.

Para a diretora da Fundação, professora Márcia Coiro, trata-se de um produto que beneficia os estudantes com a possibilidade de conhecer profundamente o Estado. “São dados seguros que permitem conhecer o RS por dentro e dar suporte para as atividades que os professores, agora com mais recursos, desenvolvem em aula”, destaca.

O material foi produzido por 11 pesquisadores por mais de cinco anos e tem o objetivo de manter-se atualizado e dinâmico, além de possibilitar a escuta de professores e alunos permanentemente.

Apesar de ser voltado às escolas, o acervo tem um alcance amplo, possibilitando as consultas pontuais, como também uma compreensão panorâmica da realidade gaúcha. Para o coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Regional da FEE (NDR), economista Tomás Fiori, o Estado é extremamente heterogêneo e rico. “O Atlas nos permite auxiliar na construção dessa consciência nos nossos jovens estudantes”, destaca.

curiosidades
– A falta de chuva é um problema no Estado: entre 2003 e 2013, mais de 90% dos municípios registraram estiagem
– O RS tem 37,96 habitantes por quilômetro quadrado
– O RS coleta menos de 50% do esgoto gerado e trata apenas 13% do total
– A taxa de urbanização do RS é de 85,1%
– A expectativa de vida no RS é 75,3 anos
– O RS é o 5º em alfabetização, 4º PIB do país e 5º em população

Professores e alunos aprovam uso de Atlas nas pesquisas
O professor de Geografia Gustavo Zanovello aprovou a iniciativa, principalmente pela facilidade de acesso e ser publicado em um meio que atrai os jovens. “Fica mais fácil, porque pode ser acessado de qualquer lugar. Posso acessar do meu celular, ter sempre à mão.”

“É mais interativo para eles (alunos). E para o professor trabalhar e explicar, também é muito mais legal”, afirma Gustavo, professor de Geografia

Mas ele diz que ainda existe uma dificuldade de utilizar o material na sala de aula pela falta de estrutura nas escolas. “Ele fica um pouco mais complexo porque não temos uma estrutura e nem wi-fi para usar em sala de aula. Então hoje não temos um notebook para cada aluno. Teríamos que imprimir o material ou levar para uma sala de informática, que muitas vezes não tem computador para todos”, lamenta.

Apesar desse detalhe, Gustavo afirma que o Atlas é uma fonte segura de pesquisa e contribui bastante para a veracidade dos trabalhos apresentados pelos estudantes. “Essa é uma fonte segura, tem dados atualizados, tem muita imagem e contempla, principalmente, as questões de relevo, é mais interativo para eles [estudantes]. E para o professor trabalhar e explicar também é muito mais legal.”

“Mais confiança na hora de apresentar o trabalho”, diz Alessandra

Alessandra Ramos, 17 anos, aluna do 1º ano do Ensino Médio, diz que, além de serem “mais legais”, as pesquisas no Atlas trazem mais confiança na hora de apresentar os trabalhos em sala de aula. “Para a gente que é adolescente e gosta muito de computador, se sente mais incentivado a pesquisar do que só nos livros.”

Onde encontro o Atlas Digital?
Os dados estão todos disponíveis on-line, no site da FEE, e podem ser baixados nas versões em PDF e PNG para imprimir ou usar em apresentações. Além disso, todas as informações já vêm com a forma correta de citar a fonte, caso você precise fazer um trabalho seguindo as normas da ABNT. Para ver o Atlas FEE, basta acessar: atlas.fee.tche.br

Últimas Notícias

Destaques