Na estação da cultura, espaço atende a crianças com necessidades especiais
Na manhã de quarta-feira, 30, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou uma cerimônia com professoras, pais de alunos e algumas diretoras de escolas para ampliação do projeto Núcleo Cultural de Arte e Educação. Se trata de uma modalidade de ensino educacional multidisciplinar que existe há muito tempo mas, agora, inaugura novo espaço, localizado na Estação da Cultura, ao lado do Café da Estação. O objetivo do Núcleo é oferecer atendimento educacional especializado aos alunos com necessidades especiais que frequentam a rede municipal de ensino, através da arte e cultura, como o nome já sugere.
A secretária municipal de Educação e Cultura, Ciglia da Silveira, marcou presença no evento e realizou uma breve apresentação do projeto. “Nós somos resultado de cultura, nos constituímos dela. Nossas crianças que estão neste projeto de inclusão muito mais, precisam ter a oportunidade de conhecer o valor da arte e da cultura no processo de educação. Mais do que integrar, vamos incluir”, destaca.
Bárbara Ferreira dos Santos, mãe de Andrielle, de 8 anos, esteve na cerimônia e deu um relato pessoal em agradecimento ao Núcleo, frequentado por sua filha. “Graças ao Núcleo, eu soube que minha filha tem déficit de atenção. Assim, para uma mãe, é difícil. Eu via todos aprendendo a ler menos a minha filha. Ontem, de novo graças ao Núcleo, felizmente, ela leu. Leu pela primeira vez. Eu chorei muito, ela lia chorando também. É muita emoção de se ver. Eu sou muito grata e mal consigo falar de tanta emoção”, relata entre lágrimas. A pequena Andrielle tentou dar seu relato, mas também se emocionou muito. Maria Giane Campiol da Rosa, coordenadora de inclusão da SMEC, reiterou a importância do projeto. “Se conseguirmos fazer a diferença na vida de uma família, de uma criança, já valeu a pena”, finaliza.
O prefeito, Gustavo Zanatta, juntamente da secretária Ciglia, cortou a fita de entrada da sala na hora da inauguração e, juntos, abriram às portas aos presentes. “É como disse a Geane, se mudar a vida de apenas uma família, já estamos no lucro. Mas, eu sei que este projeto não vai ajudar apenas uma criança, porque eu acredito nos profissionais e em todo o empenho. No que eu puder ajudar, vocês podem contar comigo sempre”, destaca Zanatta.
Equipe do Núcleo
– Coordenadora da Educação Inclusiva e do Núcleo – Maria Giane Campiol da Rosa
– Professora do Laboratório de Aprendizagem – Maria da Glória Esswein
– Psicóloga – Melissa de Araújo
– Psicopedagogas – Sandra Vargas e Viviane Gonçalves Cruz
– Assistente Social – Dieimeson Alves