SMEC inaugura novo espaço para o Núcleo Cultural de Arte e Educação

Na estação da cultura, espaço atende a crianças com necessidades especiais

Na manhã de quarta-feira, 30, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou uma cerimônia com professoras, pais de alunos e algumas diretoras de escolas para ampliação do projeto Núcleo Cultural de Arte e Educação. Se trata de uma modalidade de ensino educacional multidisciplinar que existe há muito tempo mas, agora, inaugura novo espaço, localizado na Estação da Cultura, ao lado do Café da Estação. O objetivo do Núcleo é oferecer atendimento educacional especializado aos alunos com necessidades especiais que frequentam a rede municipal de ensino, através da arte e cultura, como o nome já sugere.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Ciglia da Silveira, marcou presença no evento e realizou uma breve apresentação do projeto. “Nós somos resultado de cultura, nos constituímos dela. Nossas crianças que estão neste projeto de inclusão muito mais, precisam ter a oportunidade de conhecer o valor da arte e da cultura no processo de educação. Mais do que integrar, vamos incluir”, destaca.

Novo espaço do Núcleo se localiza em uma das salas na Estação da Cultura

Bárbara Ferreira dos Santos, mãe de Andrielle, de 8 anos, esteve na cerimônia e deu um relato pessoal em agradecimento ao Núcleo, frequentado por sua filha. “Graças ao Núcleo, eu soube que minha filha tem déficit de atenção. Assim, para uma mãe, é difícil. Eu via todos aprendendo a ler menos a minha filha. Ontem, de novo graças ao Núcleo, felizmente, ela leu. Leu pela primeira vez. Eu chorei muito, ela lia chorando também. É muita emoção de se ver. Eu sou muito grata e mal consigo falar de tanta emoção”, relata entre lágrimas. A pequena Andrielle tentou dar seu relato, mas também se emocionou muito. Maria Giane Campiol da Rosa, coordenadora de inclusão da SMEC, reiterou a importância do projeto. “Se conseguirmos fazer a diferença na vida de uma família, de uma criança, já valeu a pena”, finaliza.

O prefeito, Gustavo Zanatta, juntamente da secretária Ciglia, cortou a fita de entrada da sala na hora da inauguração e, juntos, abriram às portas aos presentes. “É como disse a Geane, se mudar a vida de apenas uma família, já estamos no lucro. Mas, eu sei que este projeto não vai ajudar apenas uma criança, porque eu acredito nos profissionais e em todo o empenho. No que eu puder ajudar, vocês podem contar comigo sempre”, destaca Zanatta.

Equipe do Núcleo
– Coordenadora da Educação Inclusiva e do Núcleo – Maria Giane Campiol da Rosa
– Professora do Laboratório de Aprendizagem – Maria da Glória Esswein
– Psicóloga – Melissa de Araújo
– Psicopedagogas – Sandra Vargas e Viviane Gonçalves Cruz
– Assistente Social – Dieimeson Alves

Últimas Notícias

Destaques