A geladeira repleta de livros foi doada pela EMEI Santo Antonio e receberá trocas quinzenalmente, feitas pelas crianças

Na EMEI Santo Antônio, a leitura é considerada fundamental para o desenvolvimento de todas as crianças. Com a 1ª Semana da Cidadania realizada em Montenegro, as escolas municipais promoveram projetos e atividades com os alunos. Na Santo Antônio, não foi diferente. Segundo a diretora Alini Motta dos Santos Gonçalves, 39, a instituição buscou uma parceria com a UBS Santo Antônio para um projeto. “Faltava um elo entre esses dois segmentos tão importantes do bairro Santo Antônio, que é a escola e o posto de saúde, que foi um ganho, um presente pra gente”, afirma.

Diretora da EMEI Santo Antônio, Alini Motta

Foi assim que surgiu a ideia da Geloteca, uma geladeira repleta de livros doados pela escola, que receberá trocas quinzenalmente pelas próprias crianças da creche e ficará disponível na UBS. “A biblioteca da nossa escola é tão farta que pudemos doar e, mesmo assim, não faltar nada pra gente”, explica a diretora.

A decoração da Geloteca ficou por conta dos aluninhos da Emei

Após a decoração da geladeira, que ficou por conta dos aluninhos da escola, a Geloteca foi deixada na UBS do bairro. Alini conta que, no dia da entrega, os alunos estavam presentes, fantasiados de alguns personagens dos livros. Ela está orgulhosa do resultado. “Pequenas ações movem a educação. As pessoas que estavam no posto de saúde esperando para serem atendidas estavam com alguma dor no corpo e nós levamos remédios para a alma.”

Para uma das enfermeiras da UBS, Rosimar Rech, a iniciativa é excelente. “Quando a escola nos contatou, ficamos muito satisfeitos. É uma maneira de levar cultura pra dentro da UBS, um momento de bem-estar pra quem está na espera. É muito relevante.” A enfermeira, assim como membros da equipe do posto de saúde, se interessou por um dos livros da Geloteca e vai lê-lo. “Existe uma troca, não só com os alunos, mas com a comunidade. Quem quiser doar será muito bem-vindo”, salienta Rosimar.

Deixe seu comentário