Há anos, a Ong Parceiros Voluntários, com o projeto Tribos – Nas Trilhas da Cidadania, vem realizando ações no município, mobilizando jovens em busca da transformação da realidade. Muitas dessas iniciativas estamparam as páginas do Jornal Ibiá, mostrando o voluntariado na busca da paz, na proteção do meio ambiente e na promoção da cultura. Para este ano, a novidade é que o projeto será introduzido nas escolas de Educação Infantil.
De acordo com a consultora de projetos da Ong, Ida Steques, este “braço” das Tribos chegará aos pequenos com a iniciativa “Valores da Educação”.
Serão trabalhados, assim, o empreendedorismo, o protagonismo infantil e valores como solidariedade, amizade e acolhimento. “São ações bem simples, com atividades lúdicas. Falam da relação com os colegas, da partilha e dão as primeiras noções de sustentabilidade”, conta. “Eles estão em uma faixa onde isso fica mais fácil. Eles já vão chegar nas séries finais com essa mentalidade dos valores e, com certeza, vão ser adultos mais solidários.”
Não há data oficial, mas, na segunda quinzena de março, deverá ocorrer uma capacitação, conduzida por Ida, que treinará as educadoras do município para o projeto. Esta formação terá uma carga horária de 20 horas e deverá ocorrer no Espaço Braskem da Estação da Cultura.
Localmente, será a representante da secretaria municipal de Educação e Cultura (Smec), Rochele Macagnan, que estará alinhando o projeto junto à Ong. Ela destaca que haverá um esforço para que o “Valores da Educação” esteja presente em todas as oito escolas municipais que atuam na Educação Infantil. Para a titular da pasta, Rita Carneiro Fleck, o projeto é motivo de comemoração. “Quando eu vejo ética, voluntariado e educação para a paz, eu não posso dizer não. Isso tem que estar dentro da sala de aula. Vai ser um trabalho bem legal”, coloca.