Projeto desenvolvido pela unidade de Montenegro da Uergs FOTO: ARQUIVO DO JORNAL IBIÁ

Trabalhar de forma teórico-prática as abordagens metodológicas do drama e dos jogos dramáticos e teatrais para o ensino e aprendizagem do teatro na sala de aula da educação básica. Esse é o objetivo de um projeto desenvolvido pela unidade de Montenegro da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). A iniciativa é dirigida a professores de escolas públicas de Montenegro e região, bem como a docentes e acadêmicos dos cursos de licenciatura da Uergs, de Pedagogia e Artes. A participação é gratuita e as inscrições encerram dia 30 de abril.

O trabalho será desenvolvido em dois blocos com 20 horas cada. O primeiro terá encontros quatro quartas-feiras em maio, junho e julho, das 14h às 17h30min. O segundo ocorre no mesmo horário, em quatro segundas-feiras, nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro. Os certificados serão de 20 horas ou 40 horas, para quem participar de um ou dos dois blocos respectivamente. A realização será na Estação da Cultura.

Em cada um dos oito encontros serão vivenciadas diferentes abordagens do teatro na educação: o drama como método de ensino, proposta pela professora brasileira Beatriz Cabral; e o jogo dramático e teatral, proposta pela professora brasileira Olga Reverbel. Essas abordagens serão o foco principal das oficinas, dialogando com outras metodologias para o ensino de teatro. São elas: o jogo dramático, proposta inglesa de Peter Slade; o jogo dramático, proposta francesa de Jean Pierre Ryngaert; a improvisação para o teatro, proposta de Viola Spolin; o teatro do oprimido, proposta de Augusto Boal; o teatro épico de Bertold Brecht.

Está prevista ainda a realização de um mini seminário sobre a história do teatro e autores estudados. O projeto conta com a coordenação da professora Marli Susana Carrard Sitta e com o aluno bolsista de graduação em Teatro, Jocteel Salles.

Para se inscrever
Interessados em participar podem entrar em contato pelo e-mail marlisitta@yahoo.com.br ou jocteelsalles@gmail.com; ou nos whatsApp (51) 981888113 e (51) 999560602 ou diretamente na secretaria da unidade em Montenegro, que funciona junto à Fundarte, (51) 3632-4427, até dia 30 de abril. O curso não terá custos.

Deixe seu comentário