Professores da Educação Infantil expõem projetos de leitura e escrita

Atividade na Estação da Cultura marcou conclusão da formação do Programa LEEI

A noite da última quarta-feira, 25, foi de troca de experiências e celebração na Estação da Cultura. Professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino realizaram uma exposição dos trabalhos desenvolvidos ao longo da formação do Programa LEEI – Leitura e Escrita na Educação Infantil. Aberto à comunidade escolar, o evento marcou a culminância de uma jornada iniciada em outubro do ano passado, com foco na qualificação do trabalho pedagógico e na valorização da aprendizagem lúdica.

A exposição reuniu os materiais produzidos durante a formação e proporcionou um espaço para a socialização dos resultados. Jogos, brinquedos, painéis com relatos de práticas e registros das atividades realizadas com as crianças ocuparam umas das salas da Estação, mostrando o impacto positivo do programa nas escolas.

“Essa é a finalização mostrando os resultados dessa formação. Hoje reunimos as três turmas que participaram para que todas possam divulgar seus trabalhos e trocar experiências. Foi um processo muito rico e importante para qualificar ainda mais as práticas em sala de aula”, destacou Tatiele de Andrade, coordenadora da Educação Infantil e articuladora do LEEI em Montenegro. Segundo ela, cerca de 80 professores, de 15 escolas – entre EMEIs e escolas de Ensino Fundamental que atendem turmas de Jardim – participaram da formação.

Exposição foi troca de experiência

O LEEI é um programa ligado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, política pública do Governo Federal que busca garantir o direito à alfabetização das crianças na idade certa. “É um programa nacional e provavelmente no segundo semestre vamos abrir uma nova turma, para que mais professores possam participar dessa formação e levar os conhecimentos para suas escolas”, explicou Tatiele.

A professora Ana Simone Krug, da EMEI Santo Antônio, participou da formação e apresentou seu trabalho na exposição. Para ela, a experiência foi enriquecedora. “Foi uma formação de muitas trocas e aprendizados. A gente teve um comprometimento grande com a questão da leitura e da escrita, entendendo o que isso representa na Educação Infantil. Hoje trouxemos vários jogos e brincadeiras porque é assim que as crianças aprendem, com ludicidade, teatro, dança, escuta e materiais diversos como lápis, tinta e canetinha”, contou.

Segundo Ana Simone, a formação permitiu que as professoras refletissem sobre suas práticas e pensassem em novas formas de trabalhar. “É importante estar sempre se renovando. Com as trocas com outras escolas, conseguimos ver o que pode ser melhorado e o que está funcionando bem. Hoje estamos aqui mostrando um pouco do que foi feito durante o curso justamente para fortalecer essa troca”, conclui.

Últimas Notícias

Destaques