Oficinas e palestras aproximam comunidade da Unisc

O evento Viva Unisc trouxe alunos de escolas montenegrinas para conhecerem mais sobre as graduações oferecidas

Ontem, 10, foi dia de conhecimento e diversão com o Viva Unisc, no campus montenegrino da Universidade de Santa Cruz do Sul. Durante os três turnos, oficinas, palestras e informações referentes às graduações foram apresentadas à comunidade e escolas visitantes, de Montenegro e região.
A ação, que busca aproximar os montenegrinos da instituição, também está sendo realizado em outros campis da universidade.

A professora do Técnico em Enfermagem, Luciana Maria Silva de Oliveira, relata que, atualmente, 35 alunos participam do curso na Unisc. “E há dois anos ele é ministrado aqui, com parceria da Unimed. A parte teórica é aplicada na própria instituição, enquanto a prática, na Unimed e Secretaria Municipal de Saúde”, relata.

Luciana defende que eventos como o Viva Unisc são importantes principalmente para ajudar estudantes a encontrarem suas profissões. “Eu acredito muito em vocação. É importante porque aqui dentro da universidade eles têm a oportunidade de conhecerem as propostas de cada curso”, salienta.

Aluna do técnico, Patricia Ramos, 21 anos, conta que ingressou em abril deste ano. “Eu sempre quis fazer Enfermagem. Na primeira tentativa de me inscrever, não havia mais vagas. E é muito importante uma universidade como a Unisc na cidade, pela base que ela dá, oportunizando o ensino por professores qualificados”, diz.

A importância da universidade em Montenegro
Debates oportunos – como Direito de Família e Direito da Criança e do
Adolescente, Bullying no contexto escolar, entre outros – envolveram professores e estudantes. A docente de Psicologia no campus de Santa Cruz, Teresinha Klafke, afirma que sempre é um momento bonito esse de integração.

Alunos do curso de Psicologia, Daniela Cruz dos Santos, Luciana Dutra, Gabriela Schley e Júlio César Ávila auxiliaram na realização do evento

“O campus ganha vida, fica colorido, alegre com o tanto de adolescentes que participa. E é realmente importante essa aproximação com as escolas. Os jovens têm muitas curiosidades, questionamentos. E com as atividades, eles passam a ter uma ideia sobre a área que pretendem ingressar”, afirma.

Estudantes de Psicologia, Júlio César Ávila, Daniela Cruz dos Santos, Luciana Dutra e Gabriela Schley contribuíram com a ação. Sanando dúvidas sobre a graduação, eles defendem a facilidade que é dispor das aulas dentro da cidade. “Além de enriquecer o município, tem a praticidade de não precisar se deslocar; estudar fora, por exemplo. É pela questão de oportunizar mesmo, manter o pessoal aqui”, explica Luciana Dutra.

Com histórias muito particulares de afinidade e escolha pela Psicologia, concordam unanimemente quando o assunto é a qualidade do ensino. “Há mais de 20 anos existe o curso na Unisc, e há um ano em Montenegro, com uma média de 35 graduandos e prestes a abrir outra turma, em 2019”, pontua Júlio.

Estudantes da Escola São João Batista, Victória Fischer e Isadora Ferreira foram conhecer mais sobre cursos no Viva Unisc

E agora, qual curso escolher?
Isadora Ferreira, 17 anos e Victória Fischer, 18 anos, da Escola São João Batista, visitaram a feira e estandes do evento. Divididas entre qual estudo seguir após a conclusão do ensino médio, defendem a importância da atividade.

“Eu ainda tenho dúvida entre Jornalismo e Direito. Mas também gostaria de algo relacionado ao teatro, porque fiz 9 anos de aulas. Mas hoje, especificamente, vim buscar informações sobre o Direito. Para decidir qual não quero seguir”, explica Isadora.

Já Victória pondera entre os cursos de Ciências Contábeis e Administração. “A única observação é de que poderia haver mais cursos aqui. Outras áreas”, destaca ela.

Últimas Notícias

Destaques