Neste ano, uso de máscara de proteção é obrigatória. Foto: Agência Brasil

Se prepare para a reta final e saiba o que pode ou não levar no dia do Exame

Após adiamentos causados pela pandemia da Covid-19, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 vai acontecer. A prova será aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro, dois domingos consecutivos. Pela primeira vez haverá a alternativa da aplicação de forma digital. Para quem optou pelo novo formato, as provas serão em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Qual deve ser a preparação na reta final? Muitos alunos podem se fazer essa pergunta. Agora, tão próximo da prova, resta a todos apenas uma breve revisão de conteúdos e tentar controlar o nervoso. A professora montenegrina de Matemática que atual no Ensino Fundamental e Médio Angela Silva destaca alguns pontos cruciais para quem não abre mão de se dar bem na prova neste ano.

É importante ler com calma para interpretar corretamente as questões. Às vezes, algo que parece fácil de primeira pode ser uma pegadinha. Fique atento! O exame é conhecido por apresentar pegadinhas. Por isso, se atente às questões. E, ao final, na hora de marcar a resposta no cartão, tenha bastante atenção. Mas, nem só estudo é fundamental.

Sono e alimentação em dia
Um dos pontos principais para a boa concentração é estar com o sono em dia. Por isso, tente seguir as 8 horas de sono recomendadas por especialistas um dia antes da prova. Não adianta saber o conteúdo, estar preparado, mas não descansado e tranquilo.

Você já deve saber que não é aconselhável fazer extravagâncias nas refeições no dia do Enem, mas isso também serve para os dias anteriores. A alimentação adequada nos dias que antecedem a prova é fundamental para que o aluno tenha energia e disposição para aguentar cerca de cinco horas e meias de avaliação. Além disso, a alimentação tem influência na ansiedade, então, cuida-se.



Chegue com bastante antecedência

O Enem não permite atrasos. É melhor que se espere alguns minutos do que perder a prova. Outra dica importante é conhecer o seu local de prova, assim, você também não perde tempo.

Estamos em época de pandemia, onde tudo foi modificado, de alguma maneira. Para evitar o contágio, as salas de aula serão todas preparadas com muito cuidado e seguindo todos os protocolos de saúde exigidos no momento, mas você também deve se cuidar. Ao chegar ao local de prova, evite aglomerações a partir daí. A máscara de proteção este ano é item obrigatório. Leve isso como um ponto principal, pois ela tem tanta importância quanto a caneta e seu documento. Sem máscara, não é possível realizar o exame.

Lembre-se, também, que você vai ficar muitas horas realizando a prova dentro da sala de aula. Saídas para ir ao banheiro são permitidas, mas não pode sair para tomar água toda hora. Se antecipe e leve a garrafinha. Em dias de calor como os que estão fazendo ultimamente, a sede aumenta. E não esqueça: garrafa só é permitida transparente e sem rótulos. Feito isso, é só se preocupar com a prova.

Deixe seu comentário