foto: reprodução internet

O evento promovido pela Academia Montenegrina de Letras homenageia o Dia da Literatura Montenegrina

Na manhã deste sábado, a unidade de Montenegro da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) realizará um evento de abertura para seu curso de especialização em Educação Musical para Professores da Educação Básica. A atividade é gratuita e aberta ao público e ocorre no prédio da Fundarte. Na parte da tarde, a Academia Montenegrina de Letras (AML) homenageia o Dia da Literatura Montenegrina com um sarau, que faz parte da programação.

A abertura do evento ocorre às 9h, com uma apresentação musical do acadêmico Henrique Pellin. Às 9h30min, a reitora da Uergs, professora doutora Arisa Araújo da Luz, realizará uma aula magna, ou aula inaugural. A partir das 10h30min, os professores do Curso de Especialização em Educação Musical se apresentarão e entregarão os materiais do curso aos alunos e, em seguida, o professor da universidade Júlio César Pires Pereira fará uma apresentação musical. Das 11h20min ao meio-dia, serão realizadas explicações sobre o curso.

À tarde, às 14h, o professor Daltro Keenan Júnior realizará um seminário pautando “Ética em Pesquisa com Seres Humanos e a Educação Musical”. Para finalizar a abertura, a AML promoverá um sarau em homenagem ao Dia da Literatura Montenegrina, com participação de escritores que fazem parte da Academia. O sarau é fruto de uma parceria entre a academia, o curso e o projeto “A Arte de Ler” da Uergs.

O Dia da Literatura Montenegrina foi 30 de julho e faz parte do Calendário de Eventos Oficiais do município desde 2014. A data foi escolhida por ser o dia em que, em 1864, Filomena Maria de Oliveira Brandão, conhecida como Dona Loló, nasceu. Ela foi a primeira escritora de Montenegro a publicar sua obra.

Compartilhar

Deixe seu comentário