FOTO: ACOM/PREFEITURA DE MONTENEGRO

O retorno às aulas presenciais na rede pública municipal, em Montenegro, terá uma nova etapa a partir desta segunda-feira, dia 10. Se na semana passada, foram os alunos de Jardins da Educação Infantil e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental que retornaram às escolas; agora será a vez dos estudantes dos maternais da Educação Infantil e de 3º, 4º e 5º anos do Fundamental. No total, mais de 800 crianças são esperadas pelas instituições, mas a tendência é de que nem todos optem pelo presencial ainda. Foi o que mostrou a etapa anterior.

Na semana passada, a secretaria municipal de Educação e Cultura (Smec) esperava 884 alunos voltando nos anos previstos no escalonamento. Destes, cerca de 30% ainda optaram por seguir no ensino remoto. Segundo a titular da pasta, Ciglia da Silveira, algumas famílias decidiram esperar mais um pouco antes de enviar seus filhos pra escola, mas ela avalia que foi um retorno positivo. “As escolas conseguiram se organizar para acolher e receber bem os alunos e as famílias. Os protocolos foram seguidos com tranquilidade”, pontua.

Em todas as instituições, na entrada, tem medição de temperatura, higienização dos calçados e álcool em gel nas mãos. Dentro das salas, as classes precisam respeitar um distanciamento e os alunos e professores são obrigados a vestir a máscara durante todo o período.

Ciglia destaca que as escolas estão aguardando com muito carinho o retorno dos estudantes. “Estamos sendo desafiados a conviver com essa nova realidade, superando medos e inseguranças”, ressalta. Tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental, o modelo é híbrido, ou seja, com aulas presenciais nas segundas, terças, quartas e quintas-feiras; e à distância nas sextas-feiras. As turmas são divididas em duas. Numa semana, metade vai para a sala de aula e a outra fica em casa, tendo aulas on line. Na outra, ocorre a inversão. Aqueles que não quiserem retornar serão atendidos integralmente à distância, de acordo com a combinação entre os pais e as direções.

A escala de retorno tem continuidade no dia 17. Na Educação Infantil, voltam os Berçários. Nas instituições de Ensino Fundamental, os 6º e 7º anos. O ciclo será concluído dia 24, com 8º e 9º anos do Fundamental.

Deixe seu comentário