Em novembro, Manoela Petry e William Szulczewski estarão no JPJor 2018
Recém formados em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), dois montenegrinos foram selecionados para apresentar seus artigos acadêmicos em um evento, em São Paulo. Manoela Petry e William Szulczewski estarão, em novembro, no Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo, o JPJor, que ocorre na Universidade Anhembi Morumbi e reúne pesquisas de todo o país. Os artigos dos dois foram criados com base em seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s), realizados durante a graduação.
Manoela foi escolhida para o evento por seu artigo “Jornalismo e alteridade: narrativas de viagem na reconstrução da Colômbia como destino turístico”. Ele foi escrito em parceria com a professora Anelise Zanoni a partir da análise de alguns periódicos. Com o material, as duas buscaram demonstrar a importância da informação na construção de histórias de viajantes e revelar de que forma os enquadramentos positivos utilizados podem transformar o que se pensa sobre o país.
“É o primeiro evento acadêmico de pesquisa que eu participo. Para mim, foi uma surpresa. Meu TCC foi um desafio muito grande e me surpreendeu que ele tenha ficado com uma qualidade tão boa a ponto de ser aceito em um congresso do tamanho desse”, comemora Manoela. Ela conta que já está combinando com outros colegas selecionados para a ida até São Paulo. “No início de outubro devo, junto com a Anelise, fazer a organização da apresentação”, destaca.
De William, o artigo selecionado foi “O Comentarista Esportivo no Radiojornalismo: uma enunciação técnica e cultural, por meio de uma linguagem crítica e opinativa”, que teve orientação da professora Sabrina Franzoni. O jornalista fez análises e aplicou questionários com profissionais da área com o objetivo de saber no que um comentarista se baseia para proferir seus comentários durante uma jornada esportiva. “Cheguei no tema por gostar da área do Jornalismo Esportivo e por já ter atuado em veículos da imprensa esportiva”, conta.
Para ele, que pretende seguir no mundo acadêmico, dentro da comunicação, a seleção é uma conquista. “É uma grande satisfação. Ser escolhido para um evento nacional e apresentar meu trabalho para Mestres e Doutores da academia é um grande passo na minha carreira e um momento para troca de experiências e enriquecimento intelectual”, destaca. William já está com tudo organizado para a viagem.