Foto: arquivo Ibiá

No total, são 1.376 vagas ofertadas em todas as áreas da arte: música, artes visuais, teatro e dança

A Fundarte lançou edital de processo seletivo para o ano letivo 2021, com 1.376 vagas disponibilizadas para alunos e novas matrículas. As vagas são direcionadas a todas as áreas da arte: música, artes visuais, teatro e dança.
De acordo com a Diretora Executiva da instituição, Júlia Maria Hummes, o período de rematrícula para alunos é de 9 até 18 de novembro.

Para novos candidatos, as inscrições acontecem do dia 30 de novembro até 9 de dezembro. “Esse é um período importante para quem pretende iniciar os estudos na Fundarte. Após a inscrição, os candidatos participam do sorteio, que ocorre em 21 de dezembro. Importante lembrar que, para os que não forem contemplados, haverá lista de espera, respeitando a ordem. Mas em qualquer período do ano, interessados podem se inscrever e passar a integrar fila”, explica.

Dependendo da bandeira de distanciamento controlado no momento, haverá limitação no sorteio. E sem estar em bandeira amarela, a gestora afirma que as atividades presenciais não retornam. Nesse caso, elas se mantêm remotas. “Acredito que no início de 2021, a tendência é que se trabalhe de forma híbrida. Algumas aulas presenciais e outras a distância. E esse estudo tem sido desenvolvido por professores, equipe diretiva junto ao Centro de Operação de Emergência em Saúde (COE). Todas as ações e procedimentos precisam de planejamento aprovado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec)”, destaca.

Como exemplo, em aula de piano, segundo Júlia, há condições de ministrar aulas presenciais para alguns alunos, assim como as de violão, em uma sala ampla, respeitando distanciamento e capacidade de pessoas. Já as atividades teóricas permanecem virtuais por contemplarem um grupo maior de estudantes.

“Instrumentos de sopro também, tem a questão da saliva. A transmissão da Covid-19 é imediata e fácil. Bem provável que esses sejam os últimos instrumentos a terem atividades retomadas. Provavelmente os ensaios de grupos artísticos formados por muitos alunos também continuem a distância”, destaca.

Período de inscrições
1ª fase – Rematrículas para 2021
Período 1
Para quem? Alunos da Fundarte em 2020
Período: de 09/11 até 18/11
Período 2, 2ª chamada: 23/11

2ª fase – Inscrições e matrículas
Período 1 – Inscrições
Para quem? Candidatos a novas matrículas
Período: de 30/11 até 09/12
Período 2 – Sorteio Público
Para quem? Inscritos para os cursos da Fundarte
Data: 21/12
Período 3 – Divulgação do resultado do sorteio
Para quem? Inscritos para os cursos da Fundarte
Data: 22/12
Período 4 – Matrículas
Para quem? Candidatos sorteados e matriculados pela ordem do sorteio
Período: 11/01/21 a 20/01/21

3ª fase – Matrículas para alunos novos remanescentes 2021
Período 1- Inscrições
Para quem? Para candidatos a matrículas novas remanescentes
Período: 04/01/21 a 29/08/21
Período 2 – Matrículas
Para quem? Para candidatos a matrículas novas remanescentes
Período: 08/02/21 a 29/08/21

Deixe seu comentário