Evento ocorreu na biblioteca do São José e teve como parceira para tirar as dúvidas dos estudantes, a Unisinos
Ontem pela manhã, uma Feira de Profissões foi realizada na biblioteca do Instituto de Educação São José. Alunos do ensino fundamental – séries finais – e do ensino médio puderam tirar dúvidas e conhecer diversos cursos com a parceira do evento, Unisinos.
De acordo com a diretora da instituição, Maria Helena Schüler Luft, essa é uma possibilidade de os jovens vislumbrarem qual profissão seguir. “Um direcionamento, pois há muitas opções. O evento também comemora o Dia do Estudante e alia a Feira ao Grêmio Estudantil. Além do que, dá protagonismo ao aluno, de fazer sua escolha a partir da experimentação”.
Curiosos, os estudantes trouxeram questionamentos e conheceram mais a respeito de diversas áreas de atuação. Jogador de futebol, advogado, médico, farmacêutica… Muitos deles compareceram a caráter, com roupas representando o ofício pretendido, caso das alunas do 1° ano do ensino médio, Mara Rubia Silva da Rosa e Maria Fernanda Caldas Fernandes, 15 anos. Vestidas de jaleco e com estetoscópio no pescoço, as jovens já definiram a carreira que pretendem seguir: medicina.
“A minha inspiração foi meu irmão, que é médico. Acho que essa é uma profissão digna de reconhecimento. Tem muito envolvimento e cuidado com o próximo, e essas são coisas que estão faltando muito atualmente”, destaca Mara.
Também Maria Fernanda teve no ciclo familiar o incentivo para a carreira. “Porque meus pais atuam na área da medicina. E uma série que eu gosto muito, Grey’s Anatomy, também me motivou de certa forma”, destaca Maria.
Já Priscila Santiago de Ávila, 15 anos, trazia as mãos cheias de informativos sobre qual graduação escolher. Ela, que achou ter descoberto desde cedo vocação para ser médica, não está mais tão certa assim. “Não sei o que realmente quero; tenho que pensar. Claro que há toda uma pressão sobre definir desde muito cedo. Mas talvez vá para o Jornalismo ou História”, afirma.
“A gente acaba se cobrando uma visão do futuro e acaba se pressionando. Mas é maravilhoso que o São José nos permita a experiência de descobrirmos o que queremos”, completa Mara Rubia.
Direito e medicina como as carreiras mais solicitadas
Estudante do 6° semestre de Publicidade e Propaganda da Unisinos, Francielle Franco dos Santos, 20 anos e o colega Juliano Schmitt, 21, conduziram a Feira na manhã de ontem.
De acordo com Francielle, a curiosidade maior dos alunos era sobre os cursos de Medicina e Direito. E mesmo sendo de dentro da escola que saem todas as outras profissões, o interesse dos jovens sobre a licenciatura foi baixíssimo ou quase nulo, segundo a universitária. “A maioria não tem curiosidade sobre ser professor. Mas o evento é importante para isso, tirar as dúvidas e explicar sobre as grades curriculares, cursos, ocupações…”, salienta.
Para Juliano, essa é uma bela oportunidade proporcionada aos jovens através da escola. “Eu tive um experiência com um evento grande da Unisinos, o Conecta. Fui visitar a escola durante uma realização e escolhi minha profissão lá”, pontua.