Estudantes representam Montenegro na mostra Sesi Com Ciência

Oito projetos da Escola Sesi de Ensino Médio Heitor José Muller, de Montenegro, foram apresentados na edição desse ano do Sesi Com Ciência. A feira é destinada para projetos científicos, palestras e oficinas que tratam sobre inovação, ciência e tecnologia. Em 2021, a edição foi realizada nos dias 20 e 21 de outubro, totalmente online, e contou a apresentação de 100 projetos desenvolvidos por alunos das escolas Sesi de todo o Rio Grande do Sul.

João José Cunha da Silva, diretor da escola, relata que todos os projetos desenvolvidos pelos estudantes da instituição são relacionados à tecnologia. “Nós temos desde uma camiseta que controla o batimento cardíaco, e por luz de led vai sinalizar o aumento dessa frequência cardíaca durante a atividade física, até um aplicativo que busca mapear os locais que tem acessibilidade para cadeirantes aqui em Montenegro. Eu citei dois, mais todos de alguma forma têm relação com a tecnologia”, destaca.

O projeto “Wearable Heart”, que controla o batimento cardíaco, citado pelo diretor, foi um dos principais destaques da mostra desse ano. A iniciativa foi desenvolvida pelos alunos Rafaela, Arieli e João Gabriel, da escola Sesi de Montenegro, e tem como diferencial a possibilidade de controle através de um aplicativo, pelo qual o usuário também pode inserir informações pessoais e dados de histórico médico.

Conforme o gestor da instituição, a ideia é que os estudantes trabalhem sempre com questões que possam de alguma forma impactar na qualidade de vida da comunidade, um método chamado situação/problema. “Quando a gente estimula esse pensamento criativo, automaticamente surgem soluções que têm relação com o dia-a-dia. Então é algo que vem da realidade deles e eles trazem pra dentro da escola, utilizando conhecimento para, de alguma forma, aprimorar ou pensar nessas ideias”, aponta Silva. (WM)

Últimas Notícias

Destaques