Oito projetos da Escola Sesi de Ensino Médio Heitor José Muller, de Montenegro, foram apresentados na edição desse ano do Sesi Com Ciência. A feira é destinada para projetos científicos, palestras e oficinas que tratam sobre inovação, ciência e tecnologia. Em 2021, a edição foi realizada nos dias 20 e 21 de outubro, totalmente online, e contou a apresentação de 100 projetos desenvolvidos por alunos das escolas Sesi de todo o Rio Grande do Sul.
João José Cunha da Silva, diretor da escola, relata que todos os projetos desenvolvidos pelos estudantes da instituição são relacionados à tecnologia. “Nós temos desde uma camiseta que controla o batimento cardíaco, e por luz de led vai sinalizar o aumento dessa frequência cardíaca durante a atividade física, até um aplicativo que busca mapear os locais que tem acessibilidade para cadeirantes aqui em Montenegro. Eu citei dois, mais todos de alguma forma têm relação com a tecnologia”, destaca.
O projeto “Wearable Heart”, que controla o batimento cardíaco, citado pelo diretor, foi um dos principais destaques da mostra desse ano. A iniciativa foi desenvolvida pelos alunos Rafaela, Arieli e João Gabriel, da escola Sesi de Montenegro, e tem como diferencial a possibilidade de controle através de um aplicativo, pelo qual o usuário também pode inserir informações pessoais e dados de histórico médico.
Conforme o gestor da instituição, a ideia é que os estudantes trabalhem sempre com questões que possam de alguma forma impactar na qualidade de vida da comunidade, um método chamado situação/problema. “Quando a gente estimula esse pensamento criativo, automaticamente surgem soluções que têm relação com o dia-a-dia. Então é algo que vem da realidade deles e eles trazem pra dentro da escola, utilizando conhecimento para, de alguma forma, aprimorar ou pensar nessas ideias”, aponta Silva. (WM)