A Escola Sesi de Montenegro realiza um projeto em parceria com Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), cujo nome é “Meninas na Ciência”. Onze alunas da instituição vão participar de cinco encontros com foco em tecnologia e ciência protagonizadas por mulheres. De acordo com a diretora Riviane Bühler da Rosa, o primeiro encontro ocorreu na sexta-feira, no Instituto de Física da Ufrgs. O objetivo do trabalho é produzir e testar um plano de ações capaz de impactar de maneira sensível o interesse de meninas pela ciência e sua disposição para perseguir carreiras no campo de C&T.
Outra novidade da escola é uma atividade educacional que trabalha as características locais, realizada com alunos, a partir de recortes de reportagens de jornais para produzir cartazes. Eles serão expostos pelos estudantes no fim do mês de agosto. De acordo com a coordenadora do trabalho, Beatriz Rosso, três turmas de 1º ano do Ensino Médio participam. “Com a atividade, busco apresentar o município e o que nele ocorre aos alunos, mostrando matérias de Geografia, Política, Meio Ambiente, entre outros assuntos”, explica Beatriz, professora de Geografia.
Além disso, uma das tarefas é estimular os jovens à leitura de jornais locais, que são a principal ferramenta para a sequência da atividade.