Alunos da Escola Sesi de Ensino Médio Heitor José Müller, de Montenegro, chegaram a Brasília nessa quarta-feira, 15, para participar do Festival Sesi de Robótica. O evento reúne cerca de 2 mil estudantes de todo o País. As atividades seguem até sábado, 18, na Arena Mané Garrincha.
Além do torneio de robótica, que mostra o impacto da metodologia de ensino STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes/Design e Matemática) na formação pessoal e acadêmica dos jovens, o evento tem programação paralela, que inclui oficinas, seminários e exposição sobre o papel da educação na reindustrialização do País, com projetos desenvolvidos pelo Sesi, Senai e por seus estudantes.
Na manhã dessa quinta-feira, 16, o robô da equipe de FRC (First Robotic Competition) participou de inspeção e treino. No período da tarde tiveram início os treinos oficiais, as partidas oficiais para a equipe começam nesta sexta-feira, 17. Já a equipe FLL (First Lego League), além de treino, teve competição na manhã dessa quinta. No sábado serão conhecidos os melhores colocados no Festival.
A vice-diretora da Escola Sesi, Livia Maria Rosa Nunes, acompanha os jovens no evento. A Equipe MonT saiu de Montenegro às 2h da madrugada dessa quarta-feira. O grupo chegou em Brasília no meio da manhã. “Cansados? Muito! Quase 40 horas acordados, pegando conexões, perdendo passagens, sem internet… é, mas conseguimos passar por tudo isso e estamos orgulhosos com nossos esforços de hoje”, a frase publicada no Instagram da Equipe resume a sensação do começo dessa jornada. (CA)