Estudantes expuseram seu conhecimento, mas também suas preocupações em relação ao futuro do planeta. Fotos: Arquivo Pessoal

Natureza. Semana do Meio Ambiente 2020 foi virtual e muito criativa

Nada pode impedir que uma pauta como a Semana Municipal do Meio Ambiente seja posta em prática. Em Montenegro, o distanciamento social e a suspensão das aulas devido à pandemia foram vencidos com a tecnologia, que é a ferramenta ideal para dar asas à imaginação dos estudantes. A Semana – entre 1º e 5 de junho – foi mantida através de uma atividade virtual, na qual as crianças produziram material audiovisual que agora fornece conhecimento a toda comunidade.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente mobilizou escolas em Montenegro, para que seus alunos – das diversas séries e idades – produzissem de casa vídeos abordando três dos temas centrais na preservação ambiental: água, lixo e saneamento básico. Segundo a Educadora Ambiental da pasta, Daniela Müller Garateguy, a qualidade e criatividade foram positivas.

Qualquer formato didático era válido, inclusive artística, em que pese que os participantes preferiram a verbalização. A orientação do Setor de Educação Ambiental era que abordassem como a natureza é afetada pelas ações humanas, e como isso retorna em consequências, sobretudo no quesito Saúde.

A qualidade dos trabalhos permitiu utilizá-los em vídeos institucionais de divulgação das ações de proteção e de preservação do Meio ambiente. Eles são compartilhados nas mídias sociais da Prefeitura (Instagram e Facebook). Já estão na rede os sobre água e lixo. Hoje, é a vez de Montenegro falar sobre saneamento básico.

Deixe seu comentário