Dez projetos foram selecionados para participar da Mostratec Baby e Mostratec Junior, em Novo Hamburgo. Lá, evento reúne jovens pesquisadores do país e do exterior

Edição 2019 da “FEMIC” reuniu 62 projetos dos estudantes da rede municipal de ensino

A 4ª edição da Feira Municipal de Iniciação Científica (Femic) teve como destaque principal este ano os trabalhos da escola Professora Maria Josepha Alves de Oliveira, pelos anos iniciais, e da escola Dr. Walter Belian, pelos anos finais do Ensino Fundamental. Os trabalhos “Que planta é essa?” e “Expressões Faciais” receberam troféus pelos resultados alcançados.

A Feira ocorreu neste ano no Clube do Comércio, e reuniu 62 projetos dos alunos das 28 escolas municipais de Montenegro, entre Educação Infantil e Ensino Fundamental. Desde a tarde de quinta-feira, 22, os pequenos do pré já apresentavam seus trabalhos. Os alunos do Ensino Fundamental começaram a expor seus projetos na manhã de sexta-feira, dia 23.

A exposição aberta para a comunidade seguiu até a manhã desse sábado, 24, quando ocorreu a tão esperada premiação. Além dos primeiros vencedores, outros sete projetos foram selecionados para participar da Mostratec Baby e Mostratec Junior 2019, um evento de organização da Fundação Liberato, que ocorrerá na cidade de Novo Hamburgo, e que reúne jovens pesquisadores de todo o País e do exterior.

A diretora do departamento de Educação da Smec, Cláudia Patrícia Machado Mombach, destaca a evolução dos projetos nessa 4ª edição da Femic. “Nós vemos uma evolução muito grande de um ano para o outro, tanto quanto dos alunos com a dedicação e entendimento, como dos professores envolvidos e familiares. Foram três dias de muito aprendizado, porque a gente acaba aprendendo junto com os alunos”, fala Cláudia.

Os integrantes do projeto vencedor dos anos finais, “Expressões Faciais”, Hélio Bender, Henri Ficht e Marcelos de Freitas, da Escola Dr. Walter Belian, receberam a notícia com muita alegria e garantem que irão se esforçar ao máximo para conseguir a premiação na Mostratec.

“Desde o mês de maio a gente começou a fazer essa pesquisa, abordando as expressões faciais, elementos da face e leitura das expressões faciais mais usadas. Nós também fizemos experimentos com os alunos do Walter para confirmar o nosso referencial teórico. Foi bem legal”, conta Hélio Bender.

Confira os projetos classificados:

  • Educação Infantil:
    Medo: “Pra quê?” – EMEI Santo Antônio
    Como nascem as bergamotas? – EMEF Professora Maria Josepha Alves de Oliveira
    Existem flores de todas as cores? – EMEF Ana Beatriz Lemos
    Água – Sabendo usar, não vai faltar! – EMEF Adolfo Schüler
  • Anos Iniciais:
    Que planta é essa? – EMEF Professora Maria Josepha Alves de Oliveira
    Repense, recuse, não use canudinho plástico – EMEF Dr. Walter Belian
    Reciclagem do óleo de cozinha – EMEF Manoel José da Motta
  • Anos Finais:
    Expressões Faciais – EMEF Dr. Walter Belian
    Assédio – EMEF Dr. Walter Belian
    Movimento Feminista – EMEF José Pedro Steigleder

Deixe seu comentário