VOTAÇÃO histórica fundou a Cooperob lançando a expectativa de longos anos de sucesso

A comunidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental Osvaldo Brochier se reuniu ontem para um momento histórico. Por volta das 11 horas foi fundada a Cooperativa Escolar Osvaldo Brochier (Cooperob), em assembleia geral, na qual foi aprovado o estatuto e eleita a presidência. Essa é a primeira cooperativa escolar no Vale do Caí, o que traz orgulho à comunidade rural de Santos Reis, interior de Montenegro, e lança expectativa para um futuro com lideranças locais.

Os alunos que formam a primeira diretoria justificaram seu interesse em participar apontando a experiência de convivência em grupo e o aprendizado capaz de colaborar para sua formação e no futuro profissional. O sucesso no DNA desses estudantes é confirmado pela desenvoltura na organização e condução impecável da assembleia. Do total de alunos da escola, 95% se associaram à Cooperob através da compra de cota no valor de R$ 1,00. Assim, podem participar das decisões e ações da entidade.

A cerimônia contou com a presença de autoridades, como o presidente da Câmara, vereador Erico Velten, e a professora Eliana Cardoso Vieira, do Núcleo Pedagógico da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O grande parceiro do projeto é o banco cooperativado Sicredi Ouro Branco, representado pelo diretor executivo Neori Ernani Abel, que ressaltou a importância do cooperativismo para a sociedade.

Abel afirmou que é sim possível mudar o mundo, desde que com união. Usando a Osvaldo Brochier como exemplo, declarou que “a mudança começa próximo da gente”. A colaboração da instituição foi fundamental, ao contratar o consultor de cooperativismo professor Everaldo Marini. A diretora Débora Pohren Batista classificou o cooperativismo como um alicerce à educação. “Certos que o melhor para um é o melhor para todos”.

Comissão de Fundação e sócios fundadores
Presidente Ana Laura Pilger (13 anos); vice Marina Laux da Silva (13); 1º secretário, David Mendel (13); 2ª secretária Ana Cristina Alff (14); 1ª tesoureira Flavia Augusta Kranz (13); 2ª tesoureira Sabrina Kochenborger (14). Conselho Fiscal: Manuela Elisa Rossi (14); Bruno Henrique Haas (13); Adrian Henrique Dequi de Lima (13); Luis Felipe Krug Quevedo (13); Giovana Reinheimer Floriano (15); Gabriel Meirose de Moura (14).

Deixe seu comentário