Projeto da escola de Montenegro é sobre o uso de biogás no meio rural. FOTO: Arquivo/Jornal Ibiá

Começa na segunda-feira, dia 30, a 2ª edição da mostra Sesi com@Ciência, evento de educação e tecnologia promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). A exposição de trabalhos e palestras ocorre também na terça-feira, dia 1º de outubro, no Centro de Eventos da Fiergs. As visitas poderão ser feitas das 9h às 21h. O objetivo é promover debates, vivências, apresentações e reflexões sobre a educação do futuro. Serão mais de 20 painelistas nacionais e internacionais tratando sobre o tema. Além disso, 200 projetos desenvolvidos por alunos do Sesi serão apresentados.

Entre esses projetos está “Biogás: uma alternativa de energia renovável e sustentável para o meio rural”, realizado na Escola Sesi de Ensino Médio de Montenegro. A atividade contou com a participação das alunas Amanda Löhder, Ana Caroline Teles, Helena Fritz, Nicole Machado e Tauana Silva, que tiveram a orientação do professor Carlos Diego Walber e a co-orientação da professora Suélen Pinheiro Freire Acosta. As estudantes construíram um minibiodigestor utilizando resíduos orgânicos para a produção de energia.

O grupo optou por fazer a experiência aproveitando o esterco animal, que seria descartado. Em vez de contaminar o solo, essa matéria-prima se transforma em energia. Os resultados preliminares já mostram a diminuição da poluição, com uso de biodigestores, e a possibilidade de aplicação em aterros sanitários, já que reduziria a quantidade de resíduos orgânicos despejados em lixões.

Deixe seu comentário