Diferente dos outros anos, a votação ocorrerá on-line em 2021. Foto: Arquivo Ibiá

No 5º Núcleo Cpers há três chapas concorrendo

Pela primeira vez na história e em razão da pandemia do coronavírus, as eleições para o Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Cpers) – um dos maiores em número de docentes afiliados da América Latina – ocorrem de forma virtual. O processo vai acontecer on-line, pelo site do Cpers, entre às 8h desta quarta-feira, 26, às 22h desta sexta-feira, 28, em todo o Estado. O pleito definirá quem estará à frente das reivindicações da categoria pelos próximos três anos. Em Montenegro, aqueles que não tiverem acesso à internet poderão votar na sede do 5° Núcleo.

Para assumir a diretoria central, três chapas disputam o apoio dos associados. Na diretoria do 5º Núcleo do Cpers, com sede em Montenegro, também três chapas concorrem aos 475 votos. A chapa 2 é liderada por Juliana Marques Kussler, na disputa pela diretoria, e Patrícia Scheid, como vice-diretora. Na chapa 4, concorre a direção-geral, Simone Garcia Nunes, e a vice-diretora, Viviane da Silva Morandini. Já na chapa 5, disputa Elisabete de Vargas Pereira, pela diretoria, e Clea Salete Tavares como vice-diretora.

No pleito estadual, estão inscritas três chapas: Chapa 1 – Novo Rumo, tendo como candidata à diretora, Cleusa Margarete Werner; Chapa 2 – Cpers Unido e Forte, com a atual diretora, Helenir Aguiar Schurer concorrendo à reeleição e Chapa 3 – Muda Cpers, tendo à frente, Candida Beatriz Rossetto.

Para a presidente da Subcomissão Eleitoral do 5° Núcleo Cpers, Mara Cleonei Kratz, os associados devem se engajar nessas eleições. “É uma oportunidade de combinar com as chapas que têm as suas metas, que possam apoiar o que fecha com eles (sócios). […] Não é só querer apoio, tem que fazer a sua parte”, fala.

Onde votar?
Durante os três dias, os sócios da entidade elegerão a diretoria estadual do Sindicato e as respectivas diretorias dos 42 núcleos do Cpers. Os educadores poderão votar no site do Cpers (cpers.com.br) das 8h de quarta-feira, até às 22h de sexta-feira, 28. O link pode ser acessado em um computador, celular, tablet ou outro dispositivo.

Caso o associado não tenha um equipamento ou conexão adequada à Internet, a sede do 5° Núcleo Cpers, localizada na rua Osvaldo Aranha, n° 1271, sala 3 (esquina com João Pessoa), estará aberta nos três dias, das 8h às 17h30, com um computador à disposição. Segundo a vice- presidente da Subcomissão Eleitoral do 5° Núcleo, Maria de Lurdes Gabbardo, todos os protocolos de prevenção a Covid-19 serão tomados. “Será uma pessoa por vez e não terá aglomerações”, explica. Além disso, haverá álcool gel disponível, além de aferição de temperatura. Para votar é preciso estar com o número do CPF.

Quem pode votar?
Pode participar da eleição todo o sócio em dia com o Sindicato e que tenha se associado até o dia 26 de março ou reingressado até 24 de fevereiro.

O resultado será divulgado no site do Cpers até 24h depois da finalização da apuração.

Deixe seu comentário