Alunos enfrentam problemas para ingresso em escolas do Estado

Aulas iniciaram no dia 8 de março, mas matrículas ainda estão acontecendo

Alguns alunos têm enfrentado dificuldade para o ingresso em escolas da rede estadual, principalmente no ensino médio. O problema está acontecendo na designação para as instituições escolhidas na segunda chamada da pré-matrícula. Acontece que muitos alunos aparecem como não contemplados por vagas.

É o caso da estudante Ana Luiza de Souza Dias, que tenta ingressar no primeiro ano do ensino médio. A tia da estudante, Lilian da Silva, foi quem realizou a pré-matrícula. Lilian conta que enfrentou problemas ainda em dezembro na inscrição para a primeira chamada. “Eu já tinha feito na primeira chamada a inscrição dela, porque a minha irmã não tem acesso à internet, mas deu um problema no sistema e ela não aparecia na lista quando tu consultava o nome, e o sistema também não aceitava eu fazer uma nova matrícula”, conta Lilian.

Lilian então buscou orientações na Central de Vagas do Estado, que informou que havia acontecido um problema no sistema, mas que no dia 28 de janeiro, quando aparecesse a listagem com a designação para a efetivação das matrículas nas escolas, o nome da estudante iria aparecer no sistema. Só que isso não aconteceu e Ana Luiza acabou ficando sem uma vaga na primeira chamada.

A alternativa então foi inscrever Ana Luiza na segunda chamada, mas quando saiu o resultado a estudante apareceu como não contemplada. “Eu fiz a inscrição dela de novo, veio certinho o email de confirmação e eu imprimi a pré-matrícula. Fui olhar segunda-feira, que era quando saia o resultado da segunda chamada, e está como não contemplada. Mas não existe isso, se ela não foi contemplada é porque não tem mais vagas”, afirma Lilian.

Sem uma solução para o impasse, Lilian voltou a ligar para a 2º CRE, que informou que ainda está organizando as matrículas e que somente em abril poderá saber se terá mais vagas disponíveis. “Mas como vou esperar até abril se as aulas começaram no dia 8 de março, ela vai ficar 30 dias sem aula? Não poderiam ter aberto o ano letivo se não estão feitas as matrículas”, desabafa Lilian. Ela lembra ainda que os alunos que estão ingressando agora no ensino médio já vêm de um ano de dificuldades, e que com esses problemas irá ficar ainda difícil para os estudantes acompanharem os conteúdos. “A gente quer que a Ana Luiza inicie junto com os outros colegas, não em abril. Então está muito confuso e a gente vê que não é só nós que estamos com esse problema”, afirma Lilian.

Consultada, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informou que, em função do caráter excepcional da pandemia, foi aberto um novo período de inscrições no início do mês de março. Segundo a pasta esse fluxo extra de estudantes gerou atraso para a designação de escolas de alguns estudantes.

Mas a Seduc garantiu que a equipe está trabalhando para a regularização de todos os casos e que todos os estudantes que realizaram a inscrição da pré-matrícula serão atendidos e terão suas vagas asseguradas nos próximos dias.

Últimas Notícias

Destaques