Não pagou a fatura do cartão de crédito? O que é melhor fazer

O cartão de crédito virou item de uso comum entre os brasileiros, muitas vezes substituindo o dinheiro vivo. Porém, a facilidade do seu uso pode gerar dor de cabeça se não houver controle. Recente Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) mostrou que 77,9% das famílias brasileiras estavam com dívidas em 2022. Desse percentual, as dívidas com cartão de crédito representaram 86,6% do total.

Assim, é importante manter controle sobre o uso do cartão de crédito e o consumo. No entanto, para aqueles que por algum motivo não conseguiram pagar a fatura por algum imprevisto a orientação é, se houve possibilidade de organizar o acerto para o mês seguinte, pagar o valor mínimo da fatura.
Se o valor for muito acima da capacidade de pagamento, há duas opções. Uma delas é fazer o parcelamento diretamente na fatura. A outra é pegar um empréstimo em conta corrente para fazer a liquidação total do que precisa ser pago à instituição operadora do cartão. Nesses casos, a dica é também já baixar o limite do cartão buscando uma melhor organização.

Confira outros cuidados para se evitar dívidas com o cartão de crédito:
• Priorize suas despesas fixas e sua reserva de emergência, para só depois dimensionar o quanto você pode gastar no seu cartão;
• Cuidado com parcelamentos altos e de longo prazo. Parcelar é sempre bom, quando você não possui o valor inteiro do que comprou, mas é preciso controle para não comprometer sua renda por inteiro;
• Utilize o aplicativo para acompanhamento da evolução da fatura do cartão;
• Centralize a utilização em um único cartão;
• Conheça os benefícios do cartão para poder tirar proveito deles e abater nas contas;
• Tenha uma reserva para eventuais emergências, que podem ocorrer com o próprio cartão.

Últimas Notícias

Destaques