Espaço ficará junto à sede da Smic, na rua São João, 1.313, bairro Centro

A Prefeitura está trabalhando para inaugurar, já nas próximas semanas, a Sala do Empreendedor. O espaço destacado na sede da secretaria municipal de Indústria e Comércio, no Centro, visa deixar em um só local todos os órgãos municipais necessários no processo de abertura de empresas, simplificando os processos.

“Hoje, o empresário que quer abrir uma empresa precisa ir em vários setores para conseguir informações e dar andamento ao alvará e as licenças dele”, explica a diretora de Indústria e Comércio, Cristiane Gehrke. “Ele abre o protocolo num prédio, solicita alvará em outro prédio e, dependendo do tipo de negócio, precisa tirar licença de operação no Meio Ambiente, precisa ir na Vigilância Sanitária. As informações que ele recebe são todas em locais físicos e diferentes”. Isso que deve mudar.

A Sala do Empreendedor deve centralizar tudo isso. O empresário vai até ali e obtém todos os encaminhamentos e informações sobre o que precisa, a nível municipal, para dar início a seu negócio. “Existe uma demanda por parte do empresariado de que nós tenhamos maior celeridade nesses processos”, coloca Cristiane. “Quando ele tem que ir em vários prédios e procurar por várias pessoas, o processo acaba ficando muito moroso.”

Outra novidade é a busca de parceria com o Sebrae para que ele também esteja presente na Sala. “Se tem um empresário que tem demanda na parte de gestão financeira, nós vamos estar com o Sebrae aqui prestando esse tipo de consultoria”, conta a diretora. Como a entidade não tem local físico na cidade para atender aos empreendedores, a estrutura acaba sendo um atrativo à parte ao braço do Sistema S que atende aos pequenos empresários.

Deixe seu comentário