Saiba como economizar energia até nos dias mais quentes

Cuidados com uso do chuveiro, ar condicionado e outros aparelhos elétricos contribuem para uma conta menor

Trocar lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED é uma boa alternativa já que, apesar de mais cara inicialmente, a de LED se torna muito mais econômica

As altas temperaturas do Verão acabam modificando alguns hábitos em casa, como os banhos que passam a ser mais demorados, o abre e fecha das geladeiras mais frequente e o uso de ventiladores e ares condicionados virando rotina. Para amenizar a temperatura das residências, muitos usam ainda o ar condicionado, mas o uso deste conforto sem os devidos cuidados pode representar um acréscimo significativo no valor da conta de energia.
Levando essa questão em consideração, te damos algumas dicas bem simples que podem ser colocadas em prática diariamente. Apenas o ato de acender lâmpadas mais tarde, quando realmente estiver escuro, usar chuveiros com consciência e até a cor das paredes da casa podem influenciar no valor final da conta de luz.

Colocar o chuveiro na posição “verão nos dias quentes, pode ajudar a reduzir no valor final da conta

O mais inteligente a fazer é extrair o máximo de desempenho dos eletrodomésticos gastando o mínimo. Uma medida é procurar usar os aparelhos fora do horário de pico, que é entre 18h e 21h. Outro ponto sensível nas residências é a iluminação que, em média, representa de 15% a 20% do valor da conta de energia. O ideal é substituir as lâmpadas incandescentes, que já estão proibidas, ou mesmo as fluorescentes, pelos modelos a LED, que são inicialmente mais caras, mas muito mais econômicas.

Desligar as luzes de casa durante o dia e abrir portas, janelas e cortinas pode ser uma boa opção de economia

Em relação a ambientes como salas, quartos e corredores, as lâmpadas podem ter uma potência menor, com mais economia. Durante o dia, sempre que possível, deve-se aproveitar a iluminação natural com menor acionamento da luz artificial. O chuveiro elétrico e a geladeira também são grandes consumidores de energia. Cada um deles representa de 25% a 35% do valor da conta no final do mês.

É importante também desligar os aparelhos sempre que não estiverem sendo usados. Os aparelhos ligados em stand-by (modo de espera) também são ladrões silenciosos de energia. Somados, podem representar 12% do consumo de uma casa.

Deixe seu comentário