Realização profissional dos jovens é debatido no Qualificar

Idealizada pela ACI, ação abordou o tema na terça-feira, no Instituto São José

Realização profissional talvez seja um dos principais objetivos dos jovens que entram no mercado de trabalho. Seja com o negócio próprio, iniciativa privada ou pública, o que se espera é sentir prazer naquilo que se faz. E, para falar sobre este tema, na última terça-feira, o auditório do Instituto de Educação São José recebeu alunos do ensino Médio, Técnico e Superior para acompanhar a palestra com a coach de Vida, e montenegrina, Marina Mottin.

Eduardo e Guilherme falaram sobre a experiência própria de tirar uma ideia do papel e conseguir colocá-la no mercado

O evento foi organizado pela ACI Montenegro e Pareci Novo, por meio do projeto Qualificar, que tem o objetivo de proporcionar uma experiência de aprendizado prático, utilizando-se de exemplos que possam orientar e motivar os alunos em relação às possibilidades para suas carreiras e desafios profissionais e comportamentais para se inserir no mercado de trabalho, correspondendo às exigências atuais.

Com a temática “Atitudes na busca da realização profissional”, ela iniciou a conversa questionando os estudantes do que é realização profissional e trouxe exemplos práticos de como conquistar esse reconhecimento. Para ela, cada pessoa tem a sua única fonte de realização profissional e é fazer aquilo que gosta. “Essa é a grande descoberta”, afirma.

Marina sugeriu que o principal fator que influencia na sensação de realização é cuidar dos pensamentos. “Ter pensamentos positivos, ter proatividade. Depois é buscar autoconhecimento, por que sem isso não conseguiremos saber quais são os nossos talentos para podermos fazer aquilo que fazemos bem”.

A especialista orienta a busca por ferramentas de autoconhecimento, orientação vocacional ou acompanhamentos que apontem as aptidões. “Outra coisa é estar atento aos elogios. Quando as pessoas elogiam alguma coisa que a gente faz é sinal de que fez bem feito e alguém reconheceu teu esforço”, avalia.

Últimas Notícias

Destaques