Instituições como Fundarte e Lar Sagrada Família podem receber. FOTO: REPRODUÇÃO/INTERNET

Nesta sexta-feira, dia 28, se encerra o prazo para que os contribuintes do Imposto de Renda (IR) destinem parte do valor que recolheriam a entidades locais como a Fundarte e instituições de apoio a idosos, crianças e adolescentes. Com a ação, até 6% do valor que iria para Brasília fica por aqui, auxiliando a financiar os serviços oferecidos no Município.

Conforme a vice-presidente da Associação dos Contabilistas de Montenegro, Lucia Elena da Motta Haas, o potencial de destinação do imposto na cidade é de R$ 500 mil. O montante se refere a todas as pessoas físicas que fazem a declaração no modelo completo – um dos critérios para a doação – e pode ser maior, levando em conta que as empresas (pessoas jurídicas) também podem doar.

Na prática, no entanto, são poucos os que ainda destinam o imposto. Em 2016, por exemplo, apenas 3,18% do potencial de repasse foi atingido em Montenegro, o que levou a criação de uma campanha. Neste ano, uma equipe do projeto “Abrace Montenegro” esteve no Centro buscando conscientizar e orientar os contribuintes sobre a possibilidade. A expectativa é grande.

Para destinar o IR até o fim desta sexta-feira, é recomendado que o contribuinte procure um profissional especializado na declaração. O procedimento indicado é que se faça uma média do valor do Imposto pago de 2017 e se realize a destinação dos 6%. É feito um depósito direto na conta das entidades inscritas para serem contempladas; e o comprovante da transação deve ser levado à instituição beneficiada, que emitirá um documento comprobatório.

Na declaração do Imposto de 2018, o valor depositado será lançado e, assim, descontado do que teria que ser pago. Caso o contribuinte apure uma restituição do tributo (valor que retorna para ele), a destinação ainda pode ser feita, aumentando o montante a ser restituído.

Saiba os projetos e as contas passíveis de destinação
– Conselho Municipal do Idoso – CONTA: Banrisul. Agência 0283 – Conta nº 04.105674.0-9 – CNPJ: 26.568.770/0001-29
LAR SAGRADA FAMÍLIA
* Idosos com energia pra dar e vender
* Todo cuidado para os idosos
* Idosos com alimentação saudável
* Jardim das Sensações e Lembranças para os idosos
* Ampliando o Acolhimento aos Idosos
* Administrando a vida dos Idosos com Excelência
CASA DE AMPARO MÃO DE DEUS
* Envelhecimento Jovem
APOPESMONT – ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE MONTENEGRO
* Montenegro, o pra sempre é você quem faz

– Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CONTA: Banco do Brasil. Agência 0318-2- C/C nº 53.191-X – CNPJ: 17.931.390/0001-16
ASSOCIAÇÃO MONTENEGRINA DE JIU-JITSU
* Pequeno Campeão
SOCIEDADE BENEFICENTE ESPIRITUALISTA
* Construindo Bem-estar e dignidade para crianças e adolescentes
ADOTE UM ATLETA
* Adote um atleta
APAE
*Inclusão produtiva
FEDERAÇÃO GAÚCHA DE KARATÊ
*Karatê além do esporte

– Associação dos Amigos da Fundarte – CONTA: Banco do Brasil. Agência 0318-2 – C/C nº 62.087-4 – CNPJ: 91.693.630/0001-44
FUNDARTE

Deixe seu comentário