Houve retração para veículos leves e pesados; motocicletas destoaram
As vendas de veículos financiados no Brasil caíram 2,3% em março em comparação a fevereiro, conforme dados divulgados ontem terça-feira (15) pela B3, a bolsa de valores de São Paulo. Quando comparado a março de 2024, a queda foi de 3,6%.
Foram registradas 551 mil vendas financiadas de veículos neste ano, englobando tanto novos quanto usados. No segmento de veículos leves, houve uma redução de 4,4% em relação a março do ano passado e de 3,8% em comparação a fevereiro.
Já os veículos pesados registraram uma queda de 6,7% comparado ao mesmo mês de 2024 e 1,1% em relação ao mês anterior.
Diferentemente dos automóveis e caminhões, o setor de motocicletas apresentou um crescimento nos financiamentos. Houve um aumento de 4,8% em relação a março de 2024 e um incremento de 1,5% comparado a fevereiro.
Análise do Mercado
“O resultado do primeiro trimestre mostra que o setor continua aquecido, continuando a tendência observada no segundo semestre de 2024. A queda em março, comparada a fevereiro, pode ser explicada pela sazonalidade do carnaval, já que a média de financiamentos por dia útil em março foi mais alta”, explica Daniel Takatohi, superintendente de produtos de financiamentos na B3.
Fonte: Agência Brasil