Painel ocorreu na noite dessa quarta-feira, 19 de maio. FOTO: ACOM/PREFEITURA

Durante Painel Econômico realizado em parceria com a ACI, o prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta, anunciou projeto de auxílio a micro e pequenas empresas afetadas pela crise econômica gerada pela pandemia de coronavírus. O governo municipal quer pagar os juros de empréstimos de até R$ 5 mil feitos por pequenos empreendedores. A medida ainda precisa de autorização da Câmara de Vereadores. Pra ela, tem separado um total de R$ 400 mil dos cofres públicos. O custeio é para taxas de juros de até 3% ao mês.

“Desde que a pandemia do coronavírus se instalou no Brasil em março do ano passado, diversos setores da Economia vêm sendo prejudicados. As principais vitimas, contudo, são os pequenos empresários que enfrentam dificuldades para pagar seus aluguéis e manter o emprego dos seus funcionários”, comentou Zanatta. Será feito chamamento público aos bancos e cooperativas de crédito interessados em participar do programa e ofertarem o financiamento com o subsídio municipal.

Assim que aprovada a medida, os interessados poderão procurar a secretaria de Indústria e Comércio e, tendo a adesão autorizada, levar seus documentos às instituições financeiras para finalizarem a transação. A expectativa é que o auxílio esteja operacionalizado para iniciar em julho. Serão dois meses de carência e doze parcelas para pagamento. “Nossa grande preocupação é com a Saúde, mas estejam certos de que todas as nossas decisões no dia a dia da guerra contra o coronavírus também buscam a preservação dos negócios e dos empregos”, adicionou o prefeito.

Zanatta também anunciou que, assim como vem ocorrendo em municípios da região, a Prefeitura fechou parceria com o Sebrae para oferecer cursos gratuitos a pequenos empreendedores. “São 50 consultorias de até doze horas nas áreas de marketing, finanças e gestão para ajudá-las a se reorganizar e encontrar alternativas de negócio nesses tempos de crise. As regras serão divulgadas nos próximos dias”, explicou.

Deixe seu comentário