Empreendedor terá atendimento presencial para receber orientações sobre seu negócio

Servidores vão atender empresários e tirar dúvidas sobre obrigações e documentos

Inaugurada em junho, a Sala do Empreendedor de Montenegro deu mais um passo nesta semana. Agora, passará a contar com plantões semanais, quando representantes de todos os órgãos municipais pertinentes para a abertura de empresas estarão no local para atender a comunidade.

Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Meio Ambiente, Fiscalização Tributária e secretaria de Obras e Posturas vão estar juntas, na Sala, toda quarta-feira, das 13h30min às 16h30min. Todos os dias, também, passa a ser oferecido serviço gratuito para a abertura de MEI’s e, conforme a demanda, atendimento presencial do Sebrae.

À frente do projeto, a secretária municipal de Indústria e Comércio, Cristiane Gehrke, explica que, desde a inauguração, o empresário que buscava a Sala do Empreendedor já recebia orientações e um check-list dos documentos necessários e pertinentes a cada órgão municipal. O diferencial, agora, é um atendimento mais especializado, com servidores de dentro de cada departamento aptos a dar todos os esclarecimentos para quem tem ou pretende abrir uma empresa no Município. “São poucas as cidades que têm isso aqui. É um grande passo para Montenegro”, destaca.

Cristiane detalha que a comunidade pode procurar o espaço e sair de lá informada sobre a necessidade e os documentos necessários para possuir sua Inscrição Municipal, Alvará de Saúde, PPCI, Licença de Operação, Alvará de Localização, dentre outras obrigações existentes. Como, em Montenegro, os órgãos responsáveis por emitir estes documentos ficam cada um num prédio – alguns distantes uns dos outros – o processo tornava-se moroso e demorado, o que inibia o interesse pela abertura de negócios. “A Sala é para facilitar a vida dos empreendedores e acelerar esses processos”, pontua Cristiane.

Ela salienta que a demora para a viabilização dos plantões semanais deu-se devido às adequações na parte da informática da estrutura. Agora ligados ao servidor da Prefeitura, os plantonistas poderão ter acesso ao sistema online para seguir com suas rotinas diárias normais enquanto não estiverem atendendo aos empreendedores.

MEI – O serviço de abertura dos Microempreendedores Individuais (MEI’s) também é novidade e estará sendo oferecido diariamente na Sala do Empreendedor (rua São João, número 1.313, bairro Centro). Este, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30. Por lei federal, os escritórios de contabilidade já fazem a abertura de MEI’s de forma gratuita e, a partir de então, os interessados poderão escolher entre as duas opções.

Deixe seu comentário