Foto: Ag. Eneas

O YouTube é uma das maiores fontes de divulgação de vídeos. Com temas que vão desde tutorias de maquiagem a conteúdos de humor, a plataforma reúne uma grande quantidade de informações e de público.

Você já deve ter visto alguns youtubers que souberam utilizar o site para consagrar seus nomes na internet, mas no começo com certeza são poucos os recursos de produção.

Atualmente, existem lojas que vendem o “kit youtuber”, um conjunto de equipamentos que auxiliam nas produções, mas é possível montar seu próprio kit para gravação.

Se você ainda não sabe o que precisa para começar a produzir, a gente te ajuda a dar o start. Separamos os itens essenciais para iniciar como um profissional:

1 – Câmera

Com certeza esse é um equipamento mais que necessário para você gravar seus vídeos. É a câmera que tirará seu vídeo do papel e levará para as telas com a captura das gravações.

Uma imagem com boa resolução é primordial para a qualidade do conteúdo e certamente te ajudará a atrair seu público.

Hoje é possível que os celulares gravem vídeos de alta resolução, se você tem um smartphone, esse aparelho será seu aliado para as gravações.

Mas se você está disposto a comprar um equipamento de maior qualidade, indicamos as câmeras DSLR, pois são fáceis de usar. Se sua vibe é vídeos de aventura, câmeras como a GoPro são boas companheiras, já que são compactas e fáceis de carregar.

2 – Equipamentos de suporte para estabilizar

Um bom conteúdo com um vídeo tremido pode estragar todo seu trabalho e jogar fora o tempo dedicado nele.

Gravar segurando a câmera ou celular com a mão com certeza não será a melhor ideia, já que assim é mais difícil manter o equipamento parado e a imagem fica tremida e perde a qualidade.

Os vídeos tremidos não atraem os espectadores no YouTube, por isso investir em materiais para estabilizar os equipamentos de gravação pode trazer bons resultados. Ferramentas como tripés e estabilizadores de câmeras são algumas das opções para deixar sua imagem estática.

Caso ocorra instabilidade na imagem, pequenas correções podem ser realizadas por meio do seu editor de vídeo. Por isso, é importante escolher um que atenda todas as necessidades de um Youtuber iniciante e profissional.

3 – Iluminação

Sem dúvidas a iluminação é muito importante para a boa qualidade da imagem, pois é ela quem traz cor e ainda mais resolução para o conteúdo.

Você pode até utilizar a luz natural para as gravações, mas nem sempre ela estará presente, então buscar equipamentos de iluminação pode ser de muito valor.

Um dos equipamentos famosos entre os youtubers é a ring light que, como a tradução literal já diz, é um anel de luz que pode ser colocado em volta da câmera para melhorar a imagem, e hoje pode ser encontrado de diversos tamanhos.

Dependendo do vídeo que você deseja gravar, as luzes de led também podem dar um glow a mais na filmagem.

4 – Microfones

O som também será essencial no vídeo, áudios com ruídos podem estragar seu vídeo e dificultar também o entendimento do espectador. Muitas vezes um equipamento simples já pode te ajudar a melhorar o som do vídeo.

As câmeras e smartphones possuem microfones integrados ao sistema do aparelho, mas muitos produtores buscam microfones externos para uma melhor qualidade do áudio. Se você for gravar em locais com ruídos, existem microfones como o omnidirecional que ajuda a eliminar os barulhos.

Agora que você descobriu quais equipamentos são essenciais para gravar seu vídeo, chegou a hora de produzir!

Deixe seu comentário