Há quase 50 anos com suas atividades em Montenegro, recentemente a BioCitrus lançou o Programa CitroSmart – Citricultura Inteligente, voltado para aprimorar o conhecimento dos citricultores e o desenvolvimento sustentável da citricultura da região, com melhores técnicas e gestão de pomares.

O programa surgiu de muitas visitas a campo e criação de espaços para ouvir o que os citricultores do Vale do Caí tinham a dizer. A partir deste novo modelo de relação comercial a BioCitrus formou uma equipe multidisciplinar que depois de muitos debates criou o então CitroSmart. O programa, totalmente gratuito, se fundamenta em inovação através de soluções tecnológicas, compartilhamento de informações de qualidade e incentivo à pesquisa sobre citricultura do estado do Rio Grande do Sul.

Para esta primeira fase (2020/2021), a empresa estruturou o programa para receber a safra da Mandarina Verde e conta com três principais pilares: Tecnologia, Desenvolvimento e Pesquisa.

Até o momento atuando dentro do pilar de tecnologia, o CitroSmart oferece o aplicativo de Caderno de Campo em uma parceria com a startup Elysios, auxiliando na gestão da propriedade e incentivando o uso da ferramenta para que o produtor atenda a Lei da Rastreabilidade (Instrução Normativa Conjunta-INC nº 02/2018), tanto para fruta de mesa quanto para fruta da indústria.

Ainda, a agricultura necessita da tomada de decisão baseada em dados confiáveis, pensando nisso, o CitroSmart adquiriu uma moderna estação meteorológica automatizada que informa em tempo real as principais variáveis climáticas, como: precipitação, velocidade e direção do vento, umidade e temperatura do ar, e radiação solar.

Todas essas informações são atualizadas a cada 15 minutos e terão livre acesso a partir de Janeiro de 2021 para os citricultores parceiros que estiverem utilizando o caderno de campo digital. A estação também conta com a previsão do tempo de até cinco dias, sendo que destes, os três primeiros dias com 80% de assertividade.
Para atender as exigências de mercado, que vêm aumentando a cada dia, foi pensado dentro do CitroSmart um módulo de Gestão de Excelência, no qual estão contidos os acordos comerciais e planos de bonificação para cada demanda atendida. Desta maneira, tanto a indústria quanto o produtor se unem para responder a tais exigências, com os recursos adequados, fortalecendo assim suas relações comerciais.

Além disso, o programa conta com cursos e treinamentos, recuperação de áreas degradadas a partir da distribuição de mudas nativas e também com o apoio da Fazenda BioCitrus, espaço próprio que avalia modelos que poderão ser reproduzidos na agricultura local.

Durante este primeiro ano do Programa CitroSmart – Citricultura Inteligente muitas parcerias se formaram, e várias novidades ainda estão por vir. Para saber mais, entre em contato com a empresa através de seus canais de comunicação.

É esperado que todos os anos se somem ao programa novas funcionalidades mantendo assim o seu objetivo central: a Inovação.

Deixe seu comentário