Uma dúvida recorrente entre os internautas que buscam por um serviço de VPN é a seguinte: diante de tantos provedores no mercado, como escolher a melhor VPN para proteger sua privacidade e sua conexão à internet?

Para responder a essa pergunta, é necessário antes avaliar quais os atributos que toda VPN precisa ter para ser considerada uma opção válida. Neste artigo, destrinchamos exatamente isso.

Abaixo, você confere as 7 características mais essenciais da “anatomia” das melhores VPNs.

1) Política de zero registro

As VPNs são ferramentas de privacidade, então ter a garantia de que seu provedor não manterá registro das suas atividades na rede é o mínimo a ser esperado. No entanto, nem todos os serviços de VPN que existem por aí obedecem a essa expectativa.

Por isso, é fundamental que os usuários leiam atentamente a Política de Privacidade dos provedores para verificar se eles registram ou não o que é feito dentro da conexão VPN. Muitas VPNs alegam manter ‘zero registro’, enquanto incluem várias exceções em sua política de privacidade, então é importante ficar atento.

2) Servidores em uma boa variedade de locais

Um serviço VPN com servidores espalhados por vários pontos do globo é crucial. Primeiro, porque a velocidade da VPN depende da proximidade do usuário com o servidor. Então, a presença deles na mesma região em que você se encontra é central para evitar uma conexão lenta.

Em segundo, uma maior variedade na localização dos servidores significa mais opções para você alterar seu endereço IP. “Alterar meu IP?” Exatamente. Uma VPN pode mudar o IP do usuário ao criptografar seu tráfego de dados e direcioná-lo para um servidor próprio. Como resultado, para terceiros fora da sua rede, sua conexão aparenta estar vindo do local do servidor, e não da sua verdadeira posição geográfica.

3) Preço acessível (mas não gratuito)

Certamente a questão do preço é importante. Ninguém quer, afinal, ter de desembolsar uma fortuna por um serviço VPN. Mas, por mais contraintuitivo que isso possa parecer, é de extrema relevância que a sua VPN não seja gratuita.

O motivo é simples: não existe nada grátis. Se um provedor promete um serviço sem custos, pode apostar que, por debaixo dos panos, seus dados serão vendidos para empresas de publicidade ou pior. Portanto, não arrisque com a sua segurança e privacidade. Uma VPN confiável sempre será uma VPN paga.

4) Ótima velocidade

A velocidade é, claro, um dos principais aspectos a ser considerados numa VPN. E apenas os melhores serviços do mercado terão infraestrutura suficiente para proporcionar estabilidade e rapidez de conexão que realmente fazem a diferença.

Com um bom número de servidores disponíveis e o emprego de protocolos de criptografia de alta eficiência, os provedores mais conceituados trazem todo o aparato necessário para tornar sua experiência a mais veloz e segura possível.

5) Recurso Kill Switch integrado

O kill switch é um recurso de segurança que monitora a VPN para prevenir a exposição dos dados do usuário (ou de seu IP) durante quedas ou falhas na conexão criptografada. Se o kill switch detecta qualquer problema, ele imediatamente corta a conexão e alerta o usuário.

Assim, todo serviço VPN que realmente esteja preocupado com a privacidade e segurança de seus clientes deve fornecer a eles a função do kill switch.

6) Bom serviço de atendimento ao cliente

Por melhor que seja o provedor VPN, sempre existe a possibilidade de o usuário encontrar alguma dificuldade no uso do serviço ou se deparar com problemas técnicos. Por isso, é imperativo que a equipe de suporte da VPN esteja a postos e acessível a todo momento.

Além da disponibilidade, é importante também que o serviço de atendimento ao cliente seja eficiente e amigável. Muitas vezes, a qualidade da seção de perguntas frequentes do site do provedor é um bom indicativo do suporte que eles fornecem. Portanto, fique de olho.

7) Aplicativo para dispositivos móveis

O diferencial de possuir um aplicativo móvel pode parecer banal à primeira vista. No entanto, deve-se considerar que, para a maioria das pessoas, grande parte do tempo gasto online é justamente num aparelho móvel, como em smartphones.

Um bom serviço de VPN deve ser versátil. Todas as VPNs do mercado vão funcionar num desktop ou notebook – mas apenas as melhores irão manter sua conexão segura e privada também em outras plataformas, como celulares e tablets.

Por fim, essa é a anatomia básica de um serviço VPN de qualidade. Caso sua VPN cumpra com os 7 requisitos acima, ótimo. Do contrário, é melhor procurar outro servidor.

Compartilhar

Deixe seu comentário