Hoje, no cenário da odontologia moderna e tecnológica, onde a informação e os diversos recursos que existem em relação aos tratamentos dentários são acessados pelos pacientes com uma maior facilidade, cada vez mais as pessoas se preocupem com a sua saúde bucal, a estética e a recuperação de dentes perdidos, para não ser mais necessário o uso de próteses móveis por exemplo, que machucam, e causam vergonha e falta de vontade de sorrir pelas pessoas. Baseado nisso, existem inúmeras dúvidas em relação ao tratamento com implantes, se dói, se pode fazer em caso de ter alguma doença, e em função disso, é muito importante que se esclareçam essas questões, para o paciente entender que na maioria dos casos é possível fazer os implantes e obter um resultado muito satisfatório e definitivo com as próteses fixas.
A doutora Keli Cristina Tessaro, responsável técnica pela Oral Unic de Montenegro, destaca que o implante é um tratamento muito simples, uma cirurgia tranquila. “No pré-operatório, o paciente passa por uma avaliação completa, realiza alguns exames e, assim que ele é encaminhado para o procedimento, ele começa a fazer um tratamento com medicamentos e tudo mais ainda antes do procedimento”, afirma.
Ela salienta que a cirurgia em si é tranquila, feita com anestesia local e também tem a opção de fazer com sedação, onde o paciente faz os implantes dormindo, não dói e o tempo depende de cada caso. “Depois disso vem a fase pós-operatório, no qual o paciente vai precisar ajustar a sua alimentação, começando por bebidas e comidas líquidase geladas, e ir avançando aos poucos, e ajustes na medicação, no repouso e na higiene também são fundamentais para a evolução do paciente”, acrescenta. Segundo ela, o tempo de adaptação depende muito de cada caso e de cada organismo, mas como o paciente é monitorado o tempo todo, os relatos de “dor” são mínimos.
Keli também destaca que doenças como diabetes, pressão alta, coagulação, problemas cardíacos e ósseos não o impedem de fazer implantes. Conforme a responsável técnica, o paciente passa por uma anamnese criteriosa, onde é feito tanto exames clínicos como radiográficos. “É fundamental e de extrema importância que seja feito uma investigação sobre as doenças que o paciente apresenta, para poder então ser avaliada junto com o seu médico que o acompanha para seguir a melhor conduta para o paciente fazer o seu procedimento de implante”, diz. Ela ressalta que na maioria dos casos, é possível fazer sem qualquer risco para o paciente, desde que esteja com a medicação sendo tomada corretamente, e exames normais. “Para avaliar a condição óssea, é preciso seja feita uma tomografia, onde irá mostrar em detalhes a estrutura desse osso para posterior colocação dos implantes”. Por isso a importância de ser feito a avaliação desse paciente.
A equipe da Oral Unic está sempre preocupada em entregar o que há de melhor em tratamentos odontológicos, pois somos especializados em implantes dentários. “Nossos pacientes podem ficar tranquilos, pois temos todas as opções possíveis para garantir que ele volte a sorrir despreocupado, todos os dias! Inclusive na orientação sobre como cuidar do seu tratamento para que ele seja duradouro. Essa é a nossa missão e maior vontade: ver nossos pacientes felizes, com saúde e nunca mais tendo que segurar nenhum sorriso”, finaliza. A Oral Unic está na rua Capitão Porfírio, 1740, Centro.
Dra Keli Cristina Tessaro: CRO RS 26583, EPAO 5620.