Essa data relembra a necessidade das empresas e empregados buscarem soluções para oferecer melhor Segurança e Saúde no ambiente de Trabalho
A data surgiu em 2003, criada pela Organização Internacional do Trabalho, tendo como marco um acidente dentro de uma mina no estado norte-americano da Virgínia em 28 de abril de 1969, ao qual vitimou 78 mineiros. Tendo sido instituído no Brasil em 2005, pela Lei 11.121/2005, com o intuito de colaborar com a conscientização sobre os riscos de incidentes, acidentes e doenças ocupacionais, inclusive sob os aspectos físicos e emocionais dos trabalhadores, primando pelos detalhes que envolvem todo o processo produtivo de uma atividade laboral.
Devemos atentar para a priorização do bem-estar dos colaboradores e à aplicabilidade da Legislação de Regência que norteia a matéria. Através dos Programas e Laudos Ambientais (GRO- Gerenciamento dos Riscos Ocupacionais, PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos, PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional, LIP – Laudo de Insalubridade e Periculosidade, LTCAT – Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho, entre outros) é possível identificar os fatores de riscos nos ambientes de Trabalho, dimensionar EPI- Equipamento de Proteção Coletiva e Individual, definir Plano de ações e prevenir acidentes e doenças ocupacionais:
Somente com uma conscientização forte e bons hábitos, aliada à aplicabilidade da Legislação em segurança do trabalho, é que poderemos preservar a integridade física e mental do trabalhador, além de aumentar sua produtividade, gerando um sentimento coletivo de valorização, bem-estar, satisfação e segurança para a empresa, trabalhador e sua família, não obstante à economia governamental em benefícios e pecúlios e ainda a não incidência de pagamento de multas aplicadas pelo Ministério do Trabalho e ou firmamento de TAC – Termo de Ajuste e Conduta perante o Ministério Público do Trabalho, além de possíveis indenizações de demandas trabalhistas.
Sugestões de ações para o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho:
Palestras, Ginásticas laborais, Gincanas e jogos, Teatro, Benefícios de Saúde entre outros.
Ainda em referência a essa data, nossa equipe listou quatro dicas importantes que contribuem para a prevenção de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e conseqüente redução de riscos, para as empresas. Confira:
1) Treine e Capacite: Promover treinamentos aos empregados é um fator importante na prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Isso para que todos tenham conhecimento dos riscos das atividades e também das medidas de prevenção, consistentes especialmente no uso correto de equipamentos de proteção individual e coletivos, além de postura ergonomicamente adequada, de forma a impedir o surgimento de problemas de saúde ou evitar o agravamento de doenças existentes;
2) Invista em Segurança: Investir em medidas de saúde e segurança no trabalho é uma forma primordial para reduzir os riscos judiciais para as empresas, pois uma vez que os recursos investidos em prevenção e cuidados tendem a ser muito inferiores aos custos com acidentes e doenças do trabalho. Isso porque as indenizações fixadas em processos judiciais desta natureza costumam ser altas, especialmente quando se trata de problemas de saúde permanente;
3) Fiscalize o trabalho: Fiscalizar o ambiente de trabalho a fim de garantir o uso correto dos equipamentos de proteção e demais medidas protetivas é um dever da empresa, devendo zelar pelas condições de trabalho seguras e saudáveis, podendo inclusive aplicar sanções administrativas punitivas;
4) Mantenha os documentos atualizados: Manter os documentos relativos à Saúde e Segurança do Trabalho – como PGR , LTCAT, LIP, PCMSO, AEP/AET, é fundamental para as informações dos eventos ao e-social e para que a empresa mantenha o controle sobre os riscos das atividades e medidas de prevenção necessárias. Essa atualização é importante porque as atividades se alteram e modernizam ao longo do tempo, o que altera a exposição dos empregados aos riscos e impacta conseqüentemente nas medidas de prevenção necessárias.
A E-SEG SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL é uma empresa focada na medicina e segurança do trabalho para proporcionar às empresas segurança e confiabilidade no atendimento às Normas Regulamentadoras e das Legislações vigentes atualizadas. Contamos com uma estrutura física e móvel, profissionais altamente qualificados e comprometidos para a excelência no atendimento dos clientes, gerando soluções personalizadas e competitivas para manter os colaboradores seguros e saudáveis em seus ambientes de trabalho.
Oferecemos uma ampla gama de serviços para atender às necessidades de segurança e saúde ocupacional da sua empresa, incluindo avaliação dos riscos, elaboração de programas de prevenção, palestras, treinamentos e exames médicos ocupacionais (Clínico, Romberg, Snellen, ECG, EEG, coleta Laboratorial, Audiometria, Espirometria e Avaliação Psicossocial).
Contamos ainda com escritório contábil completo e gerenciamento do e-social.
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