Comitiva vinda de Tupandi conheceu as instalações da cooperativa, em Montenegro, na última semana. FOTO: DIVULGAÇÃO

Cooperativa também busca agregar associados em novos municípios do Estado

A Cooperativa Ecocitrus, de Montenegro, vem trabalhando em um projeto de expansão. Projeta ampliar a produção de citros dos associados em 50% num horizonte de cinco anos. A meta, segundo a companhia, passa por um trabalho forte com a área técnica de extensão rural da cooperativa. Além disso, a organização está buscando novos cooperados, com foco em expandir a agricultura orgânica que fomenta desde os anos 90.

“O fator-chave (para a expansão) é a noção clara de que a agricultura orgânica pode produzir em grande quantidade, quando os manejos são feitos corretamente; e para utilizar a capacidade produtiva da agroindústria da entidade, que pode processar 17 mil toneladas anuais de citros – transformados, posteriormente, em sucos e óleos essenciais”, destacou a direção da Ecocitrus, à reportagem. Um série de vídeos, publicados no canal do YouTube da empresa, foram divulgados com o foco em desmistificar a ideia de que o manejo orgânico de base agroecológico, em prática nas propriedades dos cooperados, não produz em abundância.

Hoje, a Ecocitrus tem produção em Montenegro, Harmonia, Tupandi, São José do Sul, Maratá, Brochier, Bom Princípio, Salvador do Sul, Barão e Farroupilha. A maioria das propriedades ficam nos três primeiros da lista. Mas a empresa está em tratativas para agregar ainda mais sócios em Tupandi e São José do Sul; e buscar parceiros em Nova Santa Rita, Barra do Ribeiro e Viamão. Já ocorreram visitas a lideranças e produtores desses municípios; e a empresa também se organiza para receber comitivas para apresentar suas instalações.

A mais recente veio de Tupandi, com o prefeito Hilário Junges, representantes de seu governo, da Emater e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município. “Vemos que é um Município agrícola e que estão sempre buscando apoio aos agricultores. Isso nos anima bastante”, destacou o presidente da Ecocitrus, Pedro Francisco Schneider, sobre o projeto de agregar mais associados de Tupandi. Agricultores de Viamão e Barra do Ribeiro também foram visitados no fim de junho; e também devem vir a Montenegro conhecer a produção da cooperativa em breve; com sua usina de compostagem e agroindústria de sucos e óleos essenciais orgânicos.

Deixe seu comentário