Diversas ofertas são anunciadas para celebrar o dia

Muita gente pode até não ter ouvido falar no “Dia do Consumidor”, mas a data ocorre nesta sexta-feira, 15, e já é vista por muitos varejistas quase como a nova Black Friday. O foco principal está no e-commerce (as compras pela internet) e já são muitas as promoções anunciadas em diferentes segmentos do comércio com descontos de até 80%.

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi comemorado pela primeira vez em 15 de março de 1983, em lembrança a um discurso do presidente norte-americano John Kennedy, que exaltou o direito que têm os consumidores à segurança, à informação e a serem ouvidos. A data virou modelo de negócios no Brasil em 2014, em uma iniciativa do site de comparação de preços “Buscapé”. Aos poucos, ela vem ganhando popularidade. Segundo o Google, as buscas pelo termo “Dia do Consumidor” praticamente dobraram de 2017 para 2018.

A expectativa para 2019 com o Dia do Consumidor é alta. Um levantamento da empresa de inteligência em e-commerce, Ebit/Nielsen, estima o faturamento de R$ 258 milhões nas vendas pela internet nessa sexta-feira. O número representa uma alta de 18% em relação ao “Dia” do ano passado.

Roupas e calçados são os produtos com maior intenção de compra entre os que aguardam pelas ofertas. Em seguida, estão os computadores, os videogames e smartphones. E como o movimento de compra e venda promete ser grande, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) divulgou alguns cuidados necessários aos consumidores. A entidade recomenda que o cliente conheça previamente as políticas de trocas do estabelecimento; e que fique atenta às falsas liquidações, já que algumas lojas têm tendência a aumentar propositalmente os preços antes de aplicar os descontos. Boas compras!

Deixe seu comentário