Equipe apresentou a Feira Abrace Montenegro, que vai explicar à população os projetos aptos a receber as doações de até 6% do valor do Imposto de Renda anual, realizadas através da declaração pelo modelo completo

Campanha quer conscientizar montenegrinos a deixarem até 6% do IR na cidade

Se você declara Imposto de Renda (IR) anualmente, saiba que nem todo o valor devido precisa ir a Brasília. A campanha “Abrace Montenegro” é uma iniciativa de diversas entidades que objetiva conscientizar a população a colaborar com projetos sociais da cidade. Na manhã dessa terça-feira, 13, a programação foi anunciada em uma coletiva de imprensa na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro e Pareci Novo (ACI).

No sábado, 24 de novembro, uma feira na Praça Rui Barbosa vai apresentar aos montenegrinos os projetos e instituições que podem receber doações por meio dos contribuintes que declaram IR. De acordo com a diretora de eventos do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon/RS) e vice-presidente da Associação dos Contabilistas de Montenegro, Lucia Elena da Motta Haas, todas as pessoas físicas que fazem a declaração pelo modelo completo podem doar.

O valor a ser doado é de até 6% do total do imposto anual. Quem recebe o benefício são entidades e projetos vinculados aos conselhos municipais da Criança e do Adolescente e do Idoso, sendo que os depósitos ao último conselho deve ser realizado até o último dia útil bancário do mês de dezembro. O cidadão pode depositar na conta do fundo municipal dos dois conselhos ou nas contas dos projetos, disponibilizadas no dia 24 de novembro.

Mesmo quem tenha restituição de Imposto de Renda pode realizar a doação. Neste caso o contribuinte recebe o valor integral da restituição com o acréscimo do valor doado, segundo o chefe da agência da Receita Federal de Montenegro, Mauro Roberto Medina.

Feira na Praça vai detalhar o projeto de conscientização
Diversos parceiros da ação estarão na Praça Rui Barbosa no dia 24 de novembro, das 8h30min às 12h para explicar todos os detalhes da doação de parte do Imposto de Renda para atividades sociais. “Nosso maior desafio com o evento é começar a construir, aos poucos, essa conscientização da comunidade de Montenegro para que invista nestes projetos”, destaca Naja Souza, coordenadora de voluntariado da ONG Global Communities.

Diversas atrações, inclusive para crianças, estão marcadas para a Feira Abrace Montenegro. Segundo Naja, haverá brinquedos para as crianças, lanches, food trucks e outras atrações para as famílias. Cada organização terá seu espaço de apresentação dos projetos aprovados para captação de recursos, explicando o público alvo e o valor de arrecadação necessário.

Representante dos contabilistas de Montenegro, Lúcia Elena da Motta Haas destaca que há um esforço por parte dos colegas em incentivar os clientes de escritórios para que deixem este valor aqui na cidade. “Se todos os contribuintes do modelo de declaração completa deixassem os 6% aos projetos de Montenegro, teríamos cerca de R$ 500 mil por ano”, ressalta. Secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Elias Silva da Rosa diz que este é apenas o pontapé inicial para que mais projetos sejam capazes de ter captação de recursos locais.

Projetos e entidades que podem receber a doação dos contribuintes montenegrinos
Conselho Municipal do Idoso

LAR SAGRADA FAMÍLIA
– Idosos com energia pra dar e vender
– Todo cuidado para os idosos
– Idosos com alimentação saudável
– Jardim das Sensações e Lembranças para os idosos
– Ampliando o Acolhimento aos Idosos
– Administrando a vida dos Idosos com Excelência
CASA DE AMPARO MÃO DE DEUS
– Envelhecimento Jovem
APOPESMONT – ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE MONTENEGRO
– Montenegro, o pra sempre é você quem faz
Conselho Municipal da Criança e do Adolescente

ASSOCIAÇÃO MONTENEGRINA DE JIU-JITSU
– Pequeno Campeão
SOCIEDADE BENEFICENTE ESPIRITUALISTA
– Construindo Bem-estar e dignidade para crianças e adolescentes
ADOTE UM ATLETA
– Adote um atleta
APAE
– Inclusão produtiva
FEDERAÇÃO GAÚCHA DE KARATÊ
– Karatê além do esporte
FUNDARTE
– A Fundarte possui projetos culturais aprovados pela Lei Rouanet, aptos a receber o seu incentivo. As doações podem ser feitas por pessoas físicas (doação de até 6%) e jurídicas (até 4%).

Deixe seu comentário