Sorteios, promoções e condições de pagamento devem atrair os clientes
Faltando 18 dias para a Páscoa, os montenegrinos ainda não foram às compras dos ovos de chocolate, apenas verificam os preços dos produtos. Alguns preferem presentear com bens duráveis, como roupas e calçados. Outros não abrem mão do chocolate, porque, afinal, é o símbolo da data. Independentemente do item, o que os consumidores querem mesmo é comprar. E a crise não é mais problema, pelo menos até 16 de abril.
Uma pesquisa feita pela Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo, Tendências AGV, revela que 90,7% dos gaúchos farão compras de calçados e/ou vestuários para outono/inverno, para si e para dar de presente, a partir de agora, aproveitando as ofertas comuns antes da Páscoa. Além disso, 68,5% dos entrevistados reduziram suas compras por causa da crise econômica, mas não deixarão de consumir.

De acordo com Tiago Feron, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Montenegro (CDL), a estimativa é de uma melhora de 3% nas vendas para a Páscoa, em nível estadual. “Eu conversei com representantes da Federação e alguns empresários da cidade e acredito que o comércio evolua neste ano”, afirma. Porém, a venda dos produtos depende, é claro, da divulgação das lojas.
O que aparentemente facilita também na hora da compra são as condições de pagamento, além dos sorteios e promoções, que são atrativos aos clientes. “A liberação do dinheiro das contas inativas do FGTS também teve um grande impacto neste sentido, e vai ajudar tanto o consumidor a poder comprar, quanto o lojista a vender”, salienta. Em 2016, durante as vendas de Páscoa, que foi celebrada em 27 de março, houve uma redução de – 2,5% no Estado. “Mas acredito que 2017 será conhecido como o ano da retomada da economia. Bom para todos”, conclui.
Conforme Fabiana Morschel Müller, proprietária de uma loja especializada na venda de chocolates, o período é de pesquisa. “O fluxo de clientes procurando preços baixos e produtos de qualidade está excelente, mas ainda não chegou a época de iniciar as compras, que é duas semanas antes da Páscoa”, destaca. “Esperamos um aumento de 5% nas vendas, como também obtivemos no ano passado”, acrescenta.
É visível, para Fabiana, que o público consumidor retoma o espírito e tradições da Páscoa. Ou seja, o chocolate ainda é o mais procurado. “Cremos que vai ser o ano dos ovos trufados e investimos nas embalagens para atrair o público. As pessoas procuram por produtos bem decorados”, explica a empresária.

O que o consumidor procura?
Novidades, preço baixo, boa qualidade e várias formas de pagamento. Há uma lista de critérios a serem seguidos que atraem a clientela. Loiva Dutra, 36 anos, e as filhas Graciele Vargas, 19, e Lara Vargas, 7, começaram ontem a pesquisa por valores acessíveis. “Embora muitos prefiram o vestuário, os ovos de Páscoa são os favoritos, por serem o símbolo da Páscoa”, garante Graciele. “Acredito que serão vendidos muitos dos de colher. É a novidade do momento”, complementa Loiva.