Evento anual da Associação integra o Projeto “Oportunidades para Crescer”

Empresários da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Montenegro/Pareci Novo tiveram o tradicional “Café com Associado” na manhã desta quarta-feira, 15. Integrando o Projeto “Oportunidades para Crescer” da entidade, a edição deste ano trouxe o analista de sistemas e fundador da Sky Informática, Paulo Kindel, falando sobre documentos eletrônicos na era digital.

“Nós estamos em um processo de transição, em que muita coisa vai mudar”, alertou o palestrante, iniciando sua fala com exemplos de como, em um curto espaço de tempo, várias transformações já ocorreram. Das idas frequentes às videolocadoras, passando pelo uso das agendas e do cheques para pagamentos, as mudanças para a realidade atual são bem claras.

Kindel dedicou a maior parte de sua fala à questão dos certificados digitais e a confiança na segurança de dados que, cada vez em maior volume, estão em meio digital. “Os documentos lá da empresa já são todos assinados digitalmente”, exemplificou. Da área de sistemas, o empresário mostrou softwares que fazem a assinatura de contratos sem nenhum uso de papel. “Tu pode fazer um contrato de compra e venda, com o comprador lá no Nordeste e ele assinar de lá”, coloca.

Em meio digital, o mesmo documento pode ser replicado para todos os interessados, com sua validade confirmada e sempre sendo a via original, o que facilita operacionalmente a vida dos empresários de um lado, mas diminui a demanda pelo reconhecimento de firma em cartórios de outro. Para Kindel, uma consequência inevitável, assim como a realidade dos táxis diante da popularização de aplicativos como o Uber.
Neste ano, o “Café com Associado” foi reformulado, com a palestra e o café, de fato, ocorrendo em espaços separados na sede da Associação. A mudança agradou os empresários presentes.

Deixe seu comentário