Zanatta quer transformar o Porto das Laranjeiras em uma “mini orla do Guaíba”

PREFEITO TÁ ON abordou a gestão e planejamento no Município

A Rádio Web Ibiá promoveu mais uma edição do programa “Prefeito tá on”, com a participação do prefeito de Montenegro, Gustavo Zanata, e do secretário de Gestão e Planejamento, Rafael Cruz. Gestão e Planejamento foram o foco da pauta. Entre os destaques esteve o objetivo do prefeito, de transformar o Porto das Laranjeiras em uma “mini orla do Guaíba”.

Zanata enfatizou os desafios enfrentados para concretizar as melhorias necessárias no local, ressaltando a complexidade de encontrar uma empresa apta a fazer o projeto, devido ao local ser tombado pelo Patrimônio Histórico. Segundo o gestor, existem poucas empresas no País hábeis a realizar intervenções em locais com as características do cais municipal. “Desde o início do mandato, tentamos buscar orientação. Não se sabia nem por onde começar; não é por falta de capacidade, é por falta de conhecer empresas”, explica o prefeito

A busca pelo apoio da Caixa Econômica Federal foi a saída encontrada pelo Município para dar início ao processo que visa recuperar a parte danificada do talude. A Caixa auxilia na elaboração do termo de referência para a contratação da empresa que irá fazer o projeto da obra. “Eles nos entregando o termo de referência poderemos licitar a contratação do projeto”, diz Rafael.

Com o projeto pronto começará uma nova fase: a execução da obra. Somente após a recuperação dos danos, o que ainda não tem prazo para ocorrer, é que o Executivo poderá planejar a revitalização do ponto turístico. Mesmo assim, diante de muito trabalho pela frente, Gustavo afirma que seu desejo é ver o Porto das Laranjeiras transformado em um grande calçadão. “Falo uma mini orla do Guaíba porque eu sei que temos essas condições de fazer esse espaço, aumentar o calçadão deixando todo iluminado, com segurança com monitoramento, com demarcação para correr, andar de bicicleta. Imagino a gente com uma orla lá da saída da Tanac e até o Baixio. É um desafio, mas tenho certeza que a gente consegue fazer, eu só preciso de tempo.”

Ainda falando sobre pontos turísticos da Cidade, o prefeito afirma que ações vêm sendo feitas para melhorar o acesso ao Morro São João. Entre elas, a estrada principal que tem sido patrolada com certa frequência para permitir fácil deslocamento de pedestres e veículos.

Zanatta ressalta que além das celebrações da Via Sacra, o Morro São João tem sido cenário para caminhadas em grupos, promovidas pelo departamento de Turismo, e que há apoio de diversas entidades como Guarda Municipal para garantir a segurança nos passeios.

A ideia é fomentar cada vez mais o turismo no Morro São João. Para tanto, os dois mirantes do local serão reformados. “Temos inúmeras ideias, mas, conseguir tempo para fazer tudo isso é o grande desafio”.

Gustavo Zanatta e Rafael Cruz participaram do programa Prefeito Tá On

Execução do Plano de Governo
O prefeito Gustavo Zanatta abordou a hierarquização das ações de seu plano de governo, que abrange diversas 11 áreas, como Educação, Saúde, Meio Ambiente, entre outras. Segundo ele, no primeiro ano de gestão, foi priorizada a execução do planejamento deixado pela administração anterior, enquanto no segundo ano, deu-se início ao trabalho planejado por sua equipe. O ano de 2023 foi marcado por nove enchentes, que desviaram o foco do Executivo. “Praticamente tivemos meio ano para trabalhar”, destaca Zanatta.

“É impossível fazer tudo em um mandato de quatro anos”, apesar de sua observação, o prefeito afirma estar satisfeito com as obras realizadas até o momento. Segundo ele, 71 projetos foram concluídos, desde 2021, 18 estão com licitação em andamento e 46 serão licitados em 2024.

Ele mencionou obras de destaque aguardadas há anos pela comunidade, como a pavimentação da Estrada Selma Wallauer e da Rua Imigrantes. Além disso, destacou a importância de projetos como da revitalização do Parque Centenário, e o começo das tratativas para obras na Estrada do Passo Da Amora.

Quanto à saúde, Zanatta destacou a prioridade dada à infraestrutura dentro do município. “Nossas principais prioridades de curto, médio e longo prazo são determinadas quando começamos a ver as pessoas batendo na mesma tecla muitas vezes”, explicou.

O secretário Rafael disse ainda que, quando Zanatta assumiu a administração, não havia projetos na secretaria de planejamento para o futuro do município. Hoje, ao sair da prefeitura de Montenegro, há um plano em andamento. Ele ressalta a necessidade de adaptações nos projetos devido à capacidade financeira. “Com a delimitação financeira, conseguimos executar projetos dentro do orçamento”, explica. Rafael reconhece que pode não ser possível atingir todas as 11 áreas propostas no plano de governo.

Projetos de habitação popular
Prefeito e secretário abordaram a demanda por moradias na cidade. Atualmente, existe previsão de dois projetos habitacionais que, quando executados, irão suprir 30% do déficit habitacional, estimado em 300 residências em Montenegro. Um dos projetos é do Governo Federal. Porém, os gestores destacam que anúncios de recursos federais são apenas o início de um longo processo até a efetivação dos projetos.

A complexidade do processo inclui a elaboração de termos de referência e a participação de profissionais técnicos, como arquitetos. Além disso, mesmo com o apoio federal, pode ser necessária uma contrapartida financeira para a execução das obras.

O planejamento dos projetos inclui a definição de recursos e a elaboração de propostas a serem apresentadas à Caixa Econômica Federal. Este ano, ainda não há previsão de execução de projetos para o Município.

Prefeito responde
O prefeito Gustavo Zanatta também respondeu perguntas encaminhadas ao programa por cidadãos do Município:

1 – Nathália Schvambach dos Santos, moradora do bairro Estação: “Há um plano de ação ou projeto para a nossa cidade quanto à cobrança do pedágio na divisa de Montenegro com Capela de Santana?”

Gustavo Zanatta: “A maioria dos prefeitos, o Júlio Campani e eu principalmente, lutamos muito, mas somos peixes pequenos. O Governo dá voz para que a gente possa falar, mas é uma voz que não é escutada. Inúmeras foram as vezes que participei de audiências e encontros onde levantamos o que pensamos. A gente luta todos os dias para querer se impor, mas não tem força para fazer isso. Na Assembleia dos deputados estaduais tive espaço para fazer a minha fala, reuniões que tivemos para tratar de audiências com o governador, mas, que infelizmente não tiveram êxito.
Dia 15 a questão vai ser tratada em São Sebastião do Caí, vou ter momento de me manifestar, mas infelizmente a gente não tem força. E aí a conta acaba caindo geralmente para o prefeito que tenta buscar a solução, mas não tem força para conseguir auxiliar. Mas não vou desistir. A gente luta para baixar a tarifa.”

2 – Vagner Cruz, morador da rua vereador João Vicente: “Referente ao término da obra na rua Vereador João Vicente, que faz acesso à 287 e Selma Wallauer, existe o viaduto que se fosse revitalizado resolveria boa parte do fluxo de veículos e acidentes. A rua Vereador João Vicente está um caos com a obra inacabada e falta de planejamento, onde se inicia novas obras no município antes de concluir outras, qual previsão te término?

Gustavo Zanatta: “Não entendo como a rua Vereador João Vicente está um caos. Já esteve, hoje, não é mais. Nós tínhamos sérios problemas de alagamentos, qualquer enxurrada ali virava o caos dentro das casas. Esse problema foi resolvido e nós temos que valorizar essa obra. Falta uma parte que vai ser realizada. Nos organizamos para, daqui a duas semanas, fazer uma força para concluir a canalização nessa rua. Então, isso é uma grande vitória.”

3 – Luiz Krause, morador do bairro Bela Vista: “Por que a rua do Tiro Brasileiro não é limpa, o brejo está tomando conta e a empreiteira que presta serviço para a Prefeitura nem entra na rua para limpar?”

Gustavo Zanatta: “Não temos nenhuma empresa de limpeza que preste serviços para nós. Depois de um bom tempo, estamos contratando uma empresa para fazer capina, varrição e pintura de meio-fio. Também vamos asfaltar as ruas Icaraí e Ibicuí, no Bela Vista.”

O prefeito anunciou reforma dos mirantes do Morro São João

Recursos captados pelo Executivo
Zanatta e Cruz destacam o trabalho realizado pelo Executivo local na busca por recursos por meio de emendas parlamentares. Eles enfatizaram que deputados federais e estaduais reconhecem a capacidade e transparência da atual Administração. “Na nossa Administração Municipal existem pessoas que têm vontade de trabalhar, pessoas que têm capacidade para trabalhar e acima de tudo tem transparência na administração”, destaca o prefeito.
Em relação aos recursos conquistados, Cruz mencionou que, fora as rotatórias da RSC-287, o município conseguiu mais de R$ 9 milhões, com a expectativa de chegar de 12 a R$ 13 milhões no último ano de governo. Rafael enfatizou também a equipe técnica capacitada do município, considerando-a fundamental para o sucesso das iniciativas.
Gustavo reforçou que há muito a ser feito por Montenegro e sua população. Além disso, confirmou sua intenção de concorrer à reeleição. “Já falei que somos pré-candidatos. A maioria dos prefeitos gostam de fazer mistério, eu já falei desde o início do nosso mandato que se Administração tivesse bem nós iriamos buscar a continuidade,” sublinha.

“Temos muitas coisas para fazer e entregar à cidade, sei que a gente tem capacidade para fazer isso. A preocupação que tenho é focar no nosso trabalho. Estou aqui como Prefeito municipal, não como pré-candidato, querendo fazer balanço”, acrescentou Gustavo.

Por fim, o gestor afirmou satisfação própria com o resultado de seu trabalho. “Estou muito feliz com a nossa gestão”, pontua.

Manifesto Servidores
Durante o programa o prefeito falou sobre o manifesto dos servidores públicos do Município, que pede pela realização de concurso público. Ele afirmou estar aberto ao diálogo, mas afirma que suas ações são pautadas levando em consideração o orçamento do Município.

O assunto foi abordado em matéria publicada na página 8 do Jornal Ibiá dessa terça-feira, dia 2 .

Últimas Notícias

Destaques