Você sabe conviver em um grupo de WhatsApp da melhor maneira?

Estar atento ao tema e respeitar regras é fundamental para a boa convivência

A criação de grupos no WhatsApp é cada vez maior, abrangendo os mais diversos assuntos. Em princípio, essa é uma forma de reunir pessoas em torno de um assunto de interesse comum. Na prática, porém, a situação nem sempre é essa, pois as regras e objetivos do grupo são ignorados por alguns integrantes.

Para a presidente do Cachorreiros e Gateiros, Marcia Elisa de Mello, que re criou um grupo de WhatsApp em prol da causa animal, observa essa dificuldade. Ela afirma que muitas pessoas entram em grupos sem refletirem sobre o objetivo e avaliarem se realmente têm interesse no assunto. “Simplesmente entram, como se caíssem de para-queda, e aí não conseguem se adequar”, afirma. “O ser humano não consegue seguir regras”, complementa.
Márcia frisa a importância em estar atento ao tema do grupo antes de entrar ou pedir para ser adicionado. “Se for de futebol, vai falar de futebol, se for da causa animal, vai falar da causa animal”, salienta. “Em um grupo em defesa de animais, é óbvio que imagens e piadinhas de maus-tratos não são bem-vindas”, salienta.

Outra regra comum nesses grupos – mas muitas vezes é ignorada -, é evitar os “bom dia, boa tarde, boa noite”. Imagine se entre 100 integrantes, todos ou mesmo metade deles, resolvesse postar um cumprimento e alguns ainda colocam junto uma imagem. “Lotaria a memória do celular”, observa.
Márcia diz que participa de poucos grupos porque é comum as pessoas perderem o foco com postagens sobre outros assuntos ou promovendo discussões desnecessárias. Ela reforça que a dificuldade em atingir o objetivo do grupo é o comportamento dos integrantes. “O pessoal não consegue saber a utilidade do grupo, não segue regras, na maioria das vezes faz postagem para polemizar e causar discórdias”, resume.

Márcia recorda que já participou de um grupo de artesanato, no qual viu postagens com críticas constrangedoras ao trabalho de colegas. “E uma das regras era não ofender o colega, dizendo que o trabalho postado era feio ou mal feito”, exemplifica.

Ela percebe que a dificuldade em se adequar às regras ocorre também na rede social Facebook. Por isso, Márcia disse que no Grupo Cachorreiros e Gateiros foram colocados bloqueios e as postagens só entram após passar por moderadores. Márcia acrescenta que há interessados em participar de vários grupos para divulgarem seu produto ou trabalho, mesmo que esse não seja o propósito daquele espaço. Ela cita, como exemplo, uma pessoa que queria entrar na página do Cachorreiros e Gateiros para vender cosméticos, mas não foi aceita porque está fora do objetivo desse espaço, destinado a causa animal.

Dicas de “convivência” no WhatsApp
– Evite textos longos, seja objetivo e vá direto ao ponto.

– Escreva toda a mensagem, evite enviar uma palavra de cada vez, ou algum integrante do grupo poderá colocar outro assunto no meio e dificultar a conversa.

– Não espere respostas em tempo real, pois nem sempre a pessoa a quem você se dirige poderá responder de imediato.

– Áudios podem ser mais práticos a quem envia, principalmente se o assunto é extenso, mas nem sempre quem recebe está em condições de ouvi-lo no momento. A resposta pode demorar mais, se quem recebeu a mensagem estiver sem fones de ouvido, ou no trabalho, por exemplo, não poderá ouvir.

– Seja discreto nas colocações. A proposta de um grupo é compartilhar postagens, portanto evite perguntas dirigidas como ‘com quem você saiu ontem?’, por exemplo. Se a questão é pessoal, faça através do WhatsApp da pessoa a quem você se dirige, não pelo grupo.

– Respeite horários. Mensagens de madrugada ou muito cedo, só em casos de urgência ou se você tiver muita intimidade com a pessoa e sabe que ela não se opõe a isso. Do contrário, evite mensagens em horários inoportunos.

– Evite bom dia, boa tarde ou boa noite. Imagine 50 pessoas postando isso, e algumas ainda postam várias vezes retribuindo o cumprimento dos outros.

– Nada de “correntes”. Esqueça mensagens do tipo “repassar para 10, 20, 30…”

– Evite brigas. Assim como na sociedade em geral, em um grupo de WhatsApp haverá pessoas com opiniões divergentes e todas merecem respeito. Se algo desagrada e você não se sente confortável com a situação, lembre-se que com alguns cliques você pode sair do grupo.

– Fique atento aos propósitos, regras e público do grupo. Se o assunto não lhe interessa, não entre. E lembre que as postagens devem ser de acordo com o objetivo do grupo.

– Se você participa de vários grupos, atenção redobrada para evitar a famosa frase após postagens inconvenientes: “desculpe, enviei ao grupo errado”.

– Se você está criando um grupo, pergunte a pessoa se ela tem interesse em fazer parte. E se alguém adicionou você sem lhe perguntar, sinta-se à vontade para sair e nem precisa ser educado expondo algum motivo.

Últimas Notícias

Destaques