Cuidados com o veículo são fundamentais antes de programar uma viagem

Seja para curtir as férias ou para trabalhar, o cuidado ao realizar uma viagem, longa ou não, deve ser redobrado. A atenção vai muito além de conferir as trancas ou alarmes das residências e verificar a gasolina do automóvel. Há muitos outros fatores que devem ser levados em consideração para que a viagem não acabe gerando sustos.

Ninguém quer estragar a viagem porque o carro simplesmente parou no caminho ou por algum acidente que poderia ser evitado. São horas preciosas do passeio que se perdem à espera do seguro ou de algum socorro improvisado. Por isso, é imprescindível fazer a revisão do veículo, verificar ítens de segurança para garantir o bem-estar de todos os passageiros.

Como estão os pneus?
Se você não tem essa resposta na ponta da língua, já temos um problema. A situação dos pneus dianteiros, traseiros e – sim, não brinque com isso – do estepe é decisiva na hora de partir em viagem.

Cuide desses equipamentos, a menos que você queira trocar pneu durante o passeio. É uma questão de segurança. Um pneu que estoura numa rodovia, onde o veículo alcança alta velocidade, coloca o motorista e os passageiros em uma situação muito arriscada. Atente para alguns cuidados:

Antes de viajar, verifique como estão os pneus do seu carro. Não esqueça também do estepe

Cuidados com o veículo
– Antes de partir, uma revisão completa é de extrema importância. Confira os freios, suspensão, parte elétrica, pneus, direção e, ainda, nível de água e óleo no motor;

– Cheque os cintos de segurança antes de seguir para o destino, pois o uso deles é indispensável aonde quer que você vá;

– É preciso estar com posse da Carteira Nacional de Habilitação e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo em mãos. Não se esqueça de conferir se o licenciamento e o seguro obrigatório estão dentro do prazo de validade;

– O motorista precisa, necessariamente, estar bem descansado e com energia caso a viagem seja mais longa. Talvez intercalar quem dirige durante a rota seja uma boa ideia.

– Observe se os pneus não estão muito gastos, sulcos poucos visíveis. O estepe também deve ser verificado.

– Não se esqueça de calibrar os pneus e o estepe. Não esqueça de calibrar também o estepe. A quantidade de libras varia conforme o carro. Veja o seu manual.

– Tenha um pneu de boa qualidade como estepe. Muitas pessoas colocam pneus de segunda linha ou muito gastos para utilizar em emergência. Isso é arriscado, caso ele precise ser utilizado durante a viagem.

Compartilhar

Deixe seu comentário