Na tarde da última sexta-feira, 14, quem estava no cais do Porto das Laranjeiras foi surpreendido por uma apresentação que recriou a chegada dos imigrantes italianos em Montenegro. A ação foi promovida pelo escritor José Bianchi, que irá retratar em um livro a história do caminho percorrido pelos imigrantes até chegar à Serra Gaúcha. Bianchi e um grupo de amigos que têm vínculo com a cultura italiana partiram de Porto Alegre na intenção de reviver o trajeto percorrido de barco pelos imigrantes.

“Saímos de Porto Alegre e navegamos pelo Guaíba, Rio Jacuí e adentramos pelo Rio Caí até Montenegro. Todo o imigrante da Serra desembarcou ou aqui neste porto ou outro um pouco mais adiante, em São Sebastião do Caí. Então eu precisava viver este momento, essa passagem pelo rio”, destaca o escritor.

A intenção também foi comemorar os 146 anos da imigração italiana para o Brasil, evento que será celebrado em 20 de maio. A vivência de Bianchi durante a viagem será retratada no livro “Lavradores de Inchadas”, que deve ser lançado pelo autor no final deste ano.

Deixe seu comentário