Polo da Unisc em Montenegro entra 2020 com uma reinvenção pedagógica

Após conceito excelente no ENADE, universidade apresenta reinvenção pedagógica

A Unisc Montenegro começou o ano com o pé direito. Após receber título de 9º lugar entre as dez melhores faculdades privadas do País e conceito 4 no curso de Administração de Montenegro, sendo considerado excelente pelo Ministério da Educação, a universidade ainda recebeu conceito 4 no índice Geral de Cursos. Em 2020, o polo da Unisc na cidade tem foco em uma reinvenção pedagógica.

Coordenadora do curso de Administração de Montenegro, Ione Sardão, explica que o conceito adquirido pela universidade se deve muito ao empenho e comprometimento dos alunos ao realizar a prova avaliada em 2018, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, mais conhecido por ENADE, onde 32 alunos da universidade em Administração tiveram participação. Esse ano, o polo de Montenegro conta com cerca de 100 alunos no curso.

Mas, além disso, a responsabilidade e atenção dos professores em aula também é um ponto de destaque. “Ingressando nas salas de aulas eles atendem aos objetivos e conteúdos que a gente espera que seja desenvolvido”, pontua. Além dessa nota de excelência em Montenegro, o curso de Administração também obteve esse conceito em Capão da Canoa e Venâncio Aires.

A coordenadora comenta que o suporte dado aos alunos da universidade age como ponto fundamental para o sucesso dos mesmos assim como o cuidado com o autocontrole e questões emocionais dos estudantes. “Nós estamos preparando os jovens para ingressar no mercado de trabalho com outro perfil. Um mais empreendedor, mais arrojado, mais motivado”, explica.

Ione, apesar de muito satisfeita, grata e orgulhosa, comenta que o foco da universidade é estar em constante crescimento. “Para esse ano, que tem uma nova prova, o desejo é atingir a nota máxima. Estaremos trabalhando em busca disso”, afirma. Por fim, ela agradece o incentivo da reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer. “Ela tem nos estimulado a buscarmos a excelência, é isso que queremos. Como diz ela, isso é fruto de muito trabalho, competência, dedicação e empenho de todos nós professores, gestores, funcionários e alunos”, finaliza.

A proposta de reinvenção pedagógica
A reinvenção terá o objetivo de integrar cada vez mais os cursos oferecidos pela universidade. “Isso porque o profissional moderno precisa aprender a trabalhar com todos os setores e áreas”, afirma Ione.

Além de apresentar mini-cursos para qualificação direcionada às metodologias ativas dos professores, a reinvenção também tem como proposta a mudança em salas de aulas, como a inclusão de um novo laboratório de empreendedorismo com práticas comunitárias que será instalado nas dependências da universidade.

Outra alteração deve ocorrer no modelo de ensino na Unisc, onde será reduzida a duração de cursos de cinco para quatro anos, segundo Ione. “Por exemplo, os semestres são reduzidos de dez para oito no curso de Administração, a partir desse ano”, pontua. Contudo, ela explica que os alunos já matriculados com curso em andamento, não terão essa mudança.

O modelo para educação será, a partir de então, híbrido. “Isso significa que estaremos mesclando aulas presenciais com conteúdos e disciplinas em EAD (a distância). Fazendo assim, com que o aluno através da sua busca por conhecimento individual, vá vencendo a proposta que a gente tem como objetivo em 2020”, salienta.

Os cursos que serão disponibilizados pelo modo EAD serão: Administração (bacharelado); Ciências Contábeis (bacharelado); Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Tecnologia em Gestão Comercial; Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos; Tecnologia em Gestão Financeira; Tecnologia em Logística; Tecnologia em Marketing; Tecnologia em Processos Gerenciais; Letras Português (licenciatura); Pedagogia (licenciatura) e Serviço Social (bacharelado)

Ranking do Sul do País: As dez melhores universidades
1º – Pontifícia Universidade Católica (PUC) – RS
2º – Universidade do Vale do Rio dos Sinos – RS
3º – Universidade do Vale do Taquari (Univates) – RS
4º – Universidade Tuiuti do Paraná – PR
5º – Universidade Positivo – PR
6º – Universidade Feevale – RS
7º – Universidade Franciscana – RS
8º – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – RS
9º – Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) – RS
10º – Universidade de Caxias do Sul (UCS) – RS

Deixe seu comentário